Por Larissa Maia
Enquanto para alguns o sonho da casa própria parece ter acabado, para os jovens ele permanece vivo. Segundo uma pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise, quase um em cada três millenials (29%) planejam comprar um imóvel nos próximos 12 meses. A faixa etária lidera entre os interessados, seguido de geração Z (23%) e geração X (22%).
O levantamento aponta que a maioria dos participantes afirma não aceitar o aluguel como uma opção viável a longo prazo. Nas duas gerações mais velhas (millenials e X), 32% acreditam que ter um imóvel próprio é uma prioridade e estão dispostos a fazer grandes esforços e sacrifícios para que isso aconteça. Já entre os mais novos (gen Z), 37% responderam que "morar de aluguel é uma possibilidade, mas não é o ideal" e que o desejo é ter um imóvel próprio.
Entre os entrevistados, 56% já moram em casa própria, seja adquirida pelo entrevistado ou por alguém da família. O estudo foi realizado em junho e ouviu mais de mil pessoas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. As gerações são divididas na faixa dos 18-24 anos (Z), 25-44 anos (millenial) e 45 ou mais (X).
Minha Casa, Minha Vida é preferência
Para conseguir alcançar a realização do sonho, boa parte (37%) acredita que seria mais provável conseguir por meio de programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com destaque para os millenials, dos quais 42% apostam nessa modalidade, e os "gen Z", dos quais 31% afirmam que seria a forma preferível de financiamento entre todas as opções.
Entre os motivos apontados para a escolha do MCMV, a aprovação de crédito, com mais de 40% dos respondentes comentando que acreditam que seria mais fácil conseguir atingir a renda mínima necessária para o imóvel desejado dessa maneira. Além disso, os descontos oferecidos, que agradam especialmente à geração X, dos quais 44% marcaram o critério como fator mais relevante.
O valor menor das parcelas (citado por 36% dos millenials e 39% dos "gen X") e as taxas de juros menores (preocupação de 37% dos millenials e de 35% dos "gen X") também foram apontados pelos entrevistados.
Apesar do sonho presente, o desconhecimento sobre o assunto ainda é presente nas gerações mais novas: 57% marcaram que sabem pouco ou nada sobre o assunto, quando perguntados qual nível de conhecimento acreditam ter sobre as regras de financiamento federal. No caso dos requisitos para aprovação de financiamento ou crédito, a resposta mais predominante (34%) foi "sei o essencial", percentual equivalente para as taxas de juros (29%).