Notícias

11/06/2021

Pandemia muda perfil de demanda por imóveis na Capital

Pandemia muda perfil de demanda por imóveis na Capital

Os novos hábitos por conta da pandemia de Covid-19, como a adoção do trabalho em ambiente home office, vêm provocando mudanças nas características dos imóveis procurados em Belo Horizonte. A demanda pela região Centro-Sul, por exemplo, vem apresentando retração neste ano. Os dados são de uma pesquisa realizada pela DataZAP+, área de inteligência de dados imobiliários do site OLX Brasil.

 

O estudo usou como critério o share leades – contatos virtuais para negócio, tanto de quem procura quanto para quem oferece. O comparativo do período de março/2020 a março/2021 revelou algumas tendências.

 

O Buritis continua a ser a região mais procurada para a locação e que tem maior oferta de imóveis. Em 2020, apresentou um crescimento de 6,93%, e, um ano depois, de 10,04%, seguido pelo Sagrada Família (aumento de 2,34% para 3,56%) e Lourdes (3,85% para 4,27%). Bairros que apresentaram diminuição na procura/oferta foram a Savassi, com queda de 0,21%, e o Centro (-2,27%).

 

A vice-presidente de administradoras de imóveis da Câmara do Mercado Imobiliário (CMI-Secovi/MG), Flávia Vieira, confirma que há muito o Buritis se destaca na locação de imóveis. O bairro possui infraestrutura completa de comércio, serviços e até uma universidade. Além disso, os imóveis são novos, de bom tamanho e excelente qualidade, mas o que desperta a alta procura é o preço do aluguel. “A média do aluguel de um apartamento de três quartos, suíte e área de lazer no Buritis costuma ser 30% a 40% mais barato do que um similar na região Centro-Sul. Isso é muito atrativo”, avalia.

 

Antes da pandemia, houve um momento de grande busca por imóveis no centro de BH, com acesso facilitado por transporte público dos ônibus e metrô e pela febre inicial dos aplicativos de transporte. “Mas observo que, com a pandemia e o home office, as pessoas se sentiram mais estimuladas a se afastarem do Centro, buscando o aluguel de casas, ainda comuns em muitos bairros próximos da região central”, disse.

 

Mas como tendência de locação nos últimos anos, Flávia destaca a busca por moradias mais espaçosas. “É interessante. No final da década de 1990, explodiu a busca por apartamentos de dois quartos, o modelo da quitinete nunca emplacou em BH. Mas, há alguns anos, as construtoras têm investido nas unidades com três quartos. Recentemente, a procura aumentou para alugar imóveis que tenham um espaço maior para lavanderia. Creio que seja uma tendência por privacidade”. 

FONTE: JORNAL DO COMéRCIO