Notícias

10/10/2022

O que os brasileiros mais querem na hora de buscar um imóvel (G1)

Estrutura arquitetônica das cidades e costumes culturais influenciam os filtros de busca por imóveis em sete capitais do país.

Todo mundo que procura um novo lar tem pelo menos um capricho (ou necessidade) do qual não abre mão. Um levantamento do Quinto Andar analisou os filtros de preferências que pessoas em sete cidades do Brasil utilizam na hora de buscar por imóvel online.

 

Os filtros que mais aparecem em cada local pesquisado revelam hábitos culturais e características da cidade. No Sul, por exemplo, em que o churrasco é tradicional para muitas famílias, a churrasqueira aparece como o item mais buscado.

Já em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, o campeão de preferência é a proximidade com o metrô.

 

De acordo com o relatório da startup, dois pontos que se tornaram essenciais na vida pós-pandemia não aparecem no levantamento porque os usuários não filtram suas buscas por eles, mas levam em consideração na hora de escolher: espaço para escritório e quantidade de vagas de garagem.

 

Rio de Janeiro: bar, mar e metrô

O Rio de Janeiro é a única cidade que tem a vista para o mar como um filtro importante, apesar de não ser a única litorânea do levantamento. Mas o bar é o item mais valorizado pelos cariocas dentro de uma casa ou apartamento.

Já pensando como um todo, os cariocas valorizam mais casas e apartamentos próximos ao metrô, e prédios com elevador e campo de futebol.

 

Curitiba e Porto Alegre: churrasqueira

As duas capitais do sul têm rankings de filtro praticamente idênticos. Em ambas, a churrasqueira é o item mais desejado. E, segundo o censo da plataforma, 80% dos moradores da região fazem questão de morar em imóveis com estrutura para fazer um churrasquinho.

Quadra de tênis também aparece entre o top 5 de desejos nas cidades sulistas.

 

Salvador: segurança

Salvador foi a segunda capital do país com a maior taxa de mortes por 100 mil habitantes no ano passado. A preocupação com segurança se reflete nas buscas por imóveis: o filtro mais usado na capital baiana é o de portaria 24 horas.

Jardim, churrasqueira e área verde também aparecem nas buscas.

 

Brasília e Belo Horizonte: elevador é luxo

Os prédios antigos de Brasília não costumam ter elevador. A estrutura da cidade levou a projetos de lei que aprovaram a instalação de elevadores em conjuntos habitacionais da capital. O mesmo acontece com Belo Horizonte, que tem prédios pequenos, apenas com escadas.

Não por acaso, a presença de elevador é o principal fator de busca nas duas capitais.

 

São Paulo: praticidade

Na capital paulista, a praticidade e levada e conta nas buscas. Mobiliado, próximo ao metrô e acesso para deficientes estão entre os filtros mais buscados. O paulistano também busca por varanda, jardim e área verde.

 

Matéria publicada em 09/10/2022 

FONTE: G1