03/04/2020

Mudança em regras de portabilidade de crédito é adiada por coronavírus

O Conselho Monetário Nacional (CMN) adiou nesta quinta-feira a entrada em vigor de novas regras de portabilidade de crédito.

As mudanças, que passariam a funcionar entre abril e junho deste ano, foram postergadas para 3 de novembro.

“As medidas adiadas previam: a inclusão das operações com cheque especial [nas regras de portabilidade], a possibilidade de operações de crédito imobiliário contratadas originalmente fora do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) serem enquadradas no SFH na portabilidade e a criação do 'Documento Descritivo de Crédito' (DDC)”, afirma comunicado do Banco Central (BC).

“O adiamento decorre da necessidade de as instituições financeiras terem que realocar recursos humanos e materiais em ajustes operacionais e investimentos não programados em tecnologia como consequência da pandemia do novo coronavírus”, afirma.