O segmento de incorporação da MRV&Co, que abrange a operação da MRV no Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e também a marca Sensia, que vende unidades fora do programa habitacional, teve aumento de lançamentos e de vendas líquidas no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Foram R$ 1,8 bilhão em valor geral de venda (VGV) lançado, alta de 2,9% no ano. Ao se dividir esse total entre MRV e Sensia, há queda nos lançamentos da MRV, de 23,4% (R$ 1,2 bilhão) e alta de 188,6% nos lançamentos da Sensia (R$ 630 milhões).
Ricardo Paixão, diretor-financeiro da incorporadora, afirma que essa queda ocorreu por uma mudança na forma de reconhecer lançamentos da companhia. Antes, ao lançar a primeira fase de um projeto, a MRV&Co considerava seu VGV total nos lançamentos do trimestre. Agora, considera apenas o VGV da fase lançada.
As vendas líquidas totais da incorporação somaram R$ 2,2 bilhões, alta de 54,4%. Desse total, R$ 2 bilhões são da MRV, que teve crescimento de 47% nas vendas, e R$ 160 milhões da Sensia, que elevou a comercialização em 335,6% em um ano.
O ticket médio da unidade lançada pela MRV incorporação ficou em R$ 309 mil, alta de 25,6% em um ano.
A velocidade de venda, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO) foi de 30,4% no trimestre, alta de 12 pontos percentuais em um ano. A MRV incorporação teve queima de caixa de R$ 129,3 milhões, 9% menos do que há um ano. A queima de caixa operacional, excluindo efeitos dos swaps de dívida, foi de R$ 43,8 milhões.
O banco de terrenos da incorporação é avaliado em R$ 49,4 bilhões, queda de 11% em um ano.
No terceiro trimestre, a MRV&Co não divulgou os dados consolidados de todas as áreas de atuação da companhia.
Outras frentes
A subsidiária americana da MRV&Co, Resia, não fez vendas ou lançamentos entre julho e setembro, o que ajudou a provocar uma queima de caixa de R$ 443 milhões, valor 54% menor do que há um ano. Paixão afirma que a empresa deve vender um empreendimento no quarto trimestre.
A Luggo, que opera de forma similar à Resia, com construção e venda de prédios residenciais para locação, também não fez lançamentos ou vendas no período. A frente teve queima de caixa de R$ 53,2 milhões no trimestre, aumento de 24,5% em um ano. A MRV&Co também projeta vender um empreendimento no quarto trimestre, como parte de acordo com a Brookfield.
A loteadora Urba não lançou novos projetos no terceiro trimestre, mas obteve R$ 20 milhões em vendas líquidas, queda de 36% em um ano. Segundo Paixão, a frente terá novos lançamentos até o final do ano. Houve queima de caixa de R$ 9,7 milhões, ante R$ 68,3 milhões há um ano.