A Mitre registrou vendas líquidas de R$ 300 milhões no terceiro trimestre, crescimento de 82,2% na comparação anual. Sobre o segundo trimestre, a alta foi de 62,3%.
A companhia destaca que a velocidade de vendas acompanhou o movimento, chegando a 13,4% no terceiro trimestre, alta de 3,4% na comparação anual e 3,6% sobre o segundo trimestre.
Os distratos ficaram controlados, pontua a Mitre, chegando a R$ 31,7 milhões, queda de 30,3% no ano e 36,8% sobre junho. Os estoques cresceram 15,4% no ano, por conta da aceleração nos lançamentos durante o ano.
Já os lançamentos da construtora somaram R$ 523,9 milhões entre julho e setembro, queda de 4,4% no ano, considerando o valor geral de venda dos empreendimentos. Sobre o período de três meses encerrado em junho, houve alta de 403,6%.
Fabrício Mitre, presidente da incorporadora, afirma que os resultados mostram que a empresa está “operacionalmente muito bem”, e que os consumidores já estão mais propensos a comprar imóveis, porque há expectativa de mais redução de juros e porque perceberam que os preços das unidades não devem cair mais. “Mas enquanto os juros não caírem na ponta final, não vamos ver aceleração grande do mercado”, pondera.
A companhia realizou dois lançamentos durante o terceiro trimestre, o GIO, no bairro dos Jardins, em São Paulo, com 52,7% do valor geral de vendas negociado, e o Essência Brasileira, em Pinheiros, com 11,9% do valor geral de vendas negociado.
Em outubro, já para os resultados do quarto trimestre, a Mitre fez o lançamento do Edition NY, no Brooklin, com valor geral de vendas de R$ 624 milhões e 429 unidades de 217 e 164 metros quadrados, divididas em duas torres.
Esse projeto tem ainda uma terceira torre, de estúdios, que deve ser vendida a investidor institucional. A Mitre está em conversas para definir seu destino, afirma o presidente.
Esse deve ser o último lançamento da incorporadora no ano, embora Mitre não descarte um projeto na Zona Norte, que pode ficar para o primeiro trimestre de 2024.
Não entra nessa conta o lançamento que a empresa quer realizar com a marca Daslu, que adquiriu em leilão. A Mitre anunciou na última quinta-feira (5) que fará três casas em um condomínio de luxo de Trancoso (BA), a primeira a ser lançada ainda em 2023. Será o primeiro projeto com a marca adquirida.
O mercado não recebeu bem o fato de o terreno do projeto ser de propriedade de Fabrício Mitre como pessoa física. Um dos conselheiros independentes da companhia se manifestou contra a compra. “Está no direito dele, foi o único voto contrário e nem tudo é unânime”, afirma Mitre. As ações da incorporadora caíram 15,8% entre os fechamentos de quarta e quinta-feira. Após a divulgação dos resultados, terminaram esta segunda com alta de 4,56%, a R$ 3,90.
A empresa deve lançar no segundo semestre de 2024 um projeto Daslu em São Paulo, nos Jardins. A tendência é que haja uma unificação entre a linha de padrão mais alto da Mitre, a Mitre Exclusive Collection, com a marca Daslu, afirma o presidente.