14/01/2021

Mercado Livre fecha parceria com CrediHome e facilita financiamento de imóveis

Quem já estava habituado a procurar por imóveis para comprar e alugar pelo Mercado Livre, agora também vai poder simular o financiamento do bem pela plataforma. O marketplace acaba de fechar uma parceria com a CrediHome, fintech de crédito imobiliário.

Queremos tornar a jornada de compra e venda dos usuários cada vez mais segura, simples e facilitada. Com essa parceria, conseguiremos ampliar a atuação da plataforma, oferecendo a melhor experiência para o consumidor, disse o diretor do marketplace de veículos, imóveis e serviços do Mercado Livre, Luis Paulo dos Santos.

Desde 2004, o marketplace oferece o serviço de classificados, mas não fica com nenhuma fatia da transação quando algum imóvel é vendido. “É uma ferramenta para que imobiliárias, corretores e pessoas físicas anunciem seus imóveis gratuitamente ou com um plano no Mercado Livre. Não é cobrada nenhuma comissão”, diz Santos.

Agora, com a parceria que estabelece com a Credihome, o Mercado Livre passa a ganhar um comissionamento em cima dos empréstimos feitos pela fintech.

"A seção de imóveis do Mercado Livre tem apresentado uma evolução bem positiva e, atualmente, oferece mais de 3 milhões de anúncios de diferentes tipos de imóveis, como casas, apartamentos, terrenos, salas comerciais, galpões e outros", diz o CEO do site.

Pelo formulário da CrediHome, que já está disponível no Mercado Livre, é possível pedir para que a CrediHome faça um escaneamento de todas as condições oferecidas pelos grandes bancos tradicionais e outras instituições financeiras com poucos cliques.

Modelo de negócio

É preciso fornecer dados pessoais e selecionar qual o imóvel de interesse. Esse cadastro será encaminhado a todos os principais bancos do varejo e, caso o empréstimo seja aprovado, o consumidor poderá optar entre as melhores condições e taxas.

Com nosso modelo, conseguimos trazer todas as opções do mercado e ajudar o cliente na melhor escolha. Depois, se o consumidor decidir fazer a contratação, ainda podemos assessorar na documentação e até a finalização do processo, conta o fundador e CEO da Credihome, Bruno Gama.

Mas a fintech também conta com seu próprio FIDC e trabalha com empréstimos de home equity, em que outro imóvel do cliente pode servir de garantia. Um modelo interessante para empreendedores é o financiamento com até cinco proponentes, também oferecido pela startup.

Por enquanto, a parceria tem funcionado: desde novembro, quando o serviço da CrediHome foi agregado ao Mercado Livre, já foram realizadas análises de crédito que ultrapassam os R$ 50 milhões. Nem todo esse valor foi contratado, no entanto.

Resultados

Ainda estamos num momento superficial, de entrada, e a taxa de juros favorável tem feito bastante gente estudar um financiamento sem a certeza de que vai fechar negócio ainda. Mas estamos bem contente com os resultados até agora”, analisa Gama, da CrediHome.

Em 2020, a fintech contratou formalmente quase R$ 1,2 bilhões em crédito imobiliário. O bom andamento das vendas, explica o CEO, se deve a condições mais flexíveis disponibilizadas aos clientes. O uso da tabela Price, que evita surpresas no valor das parcelas, além do IPCA como referência para a indexação são alguns dos exemplos citados pelo executivo.

FONTE: CNN