Notícias

02/12/2025

Mercado imobiliário na capital paulista tem alta de 89% nos lançamentos em outubro; vendas sobem 8% - Estadão

No acumulado dos últimos 12 meses, lançamentos aumentaram 40%, para 136,3 mil unidades; vendas no mesmo período cresceram 13%, totalizando 111,9 mil unidades

O mercado imobiliário da cidade de São Paulo teve expansão dos lançamentos e das vendas no mês de outubro, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira, 2, pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

Os lançamentos de imóveis residenciais em outubro deram um salto de 88,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 19,2 mil novas casas e apartamentos - um dos maiores níveis já registrados pelo sindicato patronal. No acumulado dos últimos 12 meses, os lançamentos aumentaram 40%, para 136,3 mil unidades.

As vendas em outubro tiveram aumento de 8,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 12,3 mil casas e apartamentos. No acumulado dos últimos 12 meses até outubro, as vendas cresceram 13%, totalizando 111,9 mil unidades.

A velocidade de vendas (que mede a quantidade de unidades vendidas em relação ao estoque disponível) em outubro foi de 14,1%, o que representa um recuo perante os 17,5% de um ano antes.

Com mais lançamentos do que vendas no mês, o estoque de imóveis novos disponíveis para venda (considerando unidades na planta, em obras e recém-construídas) cresceu 40% em um ano, para 75,2 mil unidades.

No ritmo atual das vendas, esse estoque seria suficiente para abastecer a demanda por sete meses em casos de moradias populares, onde a liquidez é maior, e por dez meses no segmento de médio e alto padrão.

O Minha Casa, Minha Vida continuou sendo o grande motor do mercado imobiliário. Em outubro, 65% das unidades lançadas e 67% das unidades vendidas foram enquadradas no programa habitacional, correspondendo, em termos absolutos, 12,5 mil unidades lançadas e 8,2 mil unidades vendidas.

FONTE: ESTADãO