O mercado imobiliário do Amazonas encerrou o primeiro semestre de 2025 com R$ 1,4 bilhão em vendas, alta de 42% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Ademi-AM (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas). Impulsionado principalmente por apartamentos (R$1,1 bilhão em VGV) e pelo programa Minha Casa, Minha Vida, o setor vive uma fase de expansão acelerada. Para acompanhar essa demanda e atender um público cada vez mais digital, mas nem sempre plenamente letrado, a tecnologia de voz entra como aliada estratégica.
A Morada.ai, proptech brasileira especializada em IA generativa aposta em Manaus como uma das praças mais promissoras. A startup, que já opera em 17 estados e atende gigantes como Direcional, e Patrimar/Novolar e, no Amazonas empresas como Unipar, “Olá, Casa Nova”e Patter desenvolveu uma assistente virtual, a Mia, capaz de conversar com clientes 24 horas por dia, esclarecer dúvidas sobre imóveis e até acelerar o processo de fechamento de contratos. Somente no estado do Amazonas, a MIA já atendeu 67 mil pessoas – o equivalente a aproximadamente 1,5% da população estadual.
Reforçando essa atuação no estado, a empresa participa do Ademi AM Connections, no dia 17 de setembro, evento realizado em parceria entre a Ademi Amazonas e a Squad Realty. A iniciativa chega ao Amazonas com a missão de proporcionar um dia inteiro de experiência imersiva, networking qualificado e conteúdo estratégico. O cofundador e Chief Revenue Officer da startup, Luís Veloso, participa da palestra “Negócios 4.0: a era da inteligência artificial aplicada ao mundo corporativo”, ao lado de Luiza Ribeiro Caram (Liquid) e Rodrigo José Ferreira (Elera Salesforce).
Recentemente, a Morada lançou o MIA Voice, o primeiro módulo de atendimento por voz via WhatsApp para o mercado imobiliário brasileiro. A ferramenta responde por áudio, com linguagem clara e fluida, a dúvidas sobre imóveis, subsídios, financiamento e visitas, tudo isso com foco em acessibilidade e inclusão digital.
“A voz é a ferramenta mais humana de comunicação, e levar essa funcionalidade para o mercado imobiliário significa dar mais autonomia e acessibilidade para milhares de brasileiros”, afirma Ramon Azevedo, CEO e cofundador da Morada.ai.
O lançamento responde a um desafio real do setor: 23% da população brasileira entre 15 e 64 anos tem dificuldades de compreensão digital. No Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, 51% dos contratos firmados entre 2020 e 2025 foram assinados por jovens de 18 a 30 anos, muitos deles com limitação na leitura de conteúdos complexos. A MIA Voice nasceu após milhares de usuários enviarem áudios afirmando não saber ler ou ter dificuldade de interpretar mensagens escritas.
Além da acessibilidade, a IA também entrega eficiência comercial: já qualificou mais de 80% dos leads atendidos e impulsionou um crescimento de 630% em receita para incorporadoras em 2024. Em Manaus, onde 90% dos imóveis vendidos são de dois dormitórios e 73% estão ligados ao Minha Casa, Minha Vida, a tecnologia promete acelerar ainda mais as vendas em regiões como Tarumã, Parque Mosaico e Ponta Negra, as mais aquecidas do semestre, de acordo com a Ademi-AM.
Luis Veloso, CRO da Morada.ai, reforça: “O MIA Voice aproxima as pessoas do sonho da casa própria e oferece uma experiência de atendimento que combina agilidade, inclusão e personalização, seja para o público de empreendimentos econômicos ou para investidores que buscam informações estratégicas com linguagem técnica”.
Com presença em 17 estados e atuação com mais de 200 incorporadoras, entre elas, Direcional, Emccamp e Patrimar/Novolar, a Morada.ai consolida-se como referência em IA para o setor imobiliário na América Latina. Sua assistente virtual, Mia, já atendeu mais de 1,5 milhão de pessoas e trocou 30 milhões de mensagens. Em 2024, a startup recebeu um aporte de R$ 6 milhões para acelerar sua expansão.