Notícias

09/05/2022

Lopes lança índice para avaliar mercado de imóveis prontos

Levantamento utiliza também dados de transações concluídas pela empresa e suas franqueadas

A rede de imobiliárias Lopes lança nesta semana um índice próprio, o Lopes Avalia, que categoriza imóveis prontos na cidade de São Paulo em segmentos como valorização, preço de metro quadrado, valor do IPTU e de condomínio por metro quadrado e intervalo entre o valor anunciado e o preço fechado em contrato de comercialização.

O diferencial do índice, afirma Matheus de Souza Fabrício, diretor-executivo da Rede Lopes, é que ele também utiliza dados de transações concluídas pela empresa e suas franqueadas, para dar um panorama mais real do mercado imobiliário na cidade. 

O índice foi formado por 105 mil anúncios e 5 mil transações ocorridas nos últimos três anos. A ferramenta com os dados está disponível no site da Lopes, em lopes.com.br/campanha/indice-lopes-avalia, e será atualizada em tempo real. A companhia vai divulgar também um relatório trimestral com a evolução dos dados. A primeira publicação será referente ao segundo trimestre. 

A ferramenta só tem dados da cidade de São Paulo por ser o local com maior atuação da Lopes, mas a empresa pretende expandir a cobertura para o Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte no médio prazo, quando houver maior massa de informações. 

No índice, a capital paulista foi dividida em 110 zonas de valor, que são as regiões mais conhecidas da cidade. “Muitas vezes as pessoas não sabem o nome do bairro usado na divisão dos Correios, se você falar Vila Uberabinha, por exemplo, ninguém conhece, então chamamos de Vila Nova Conceição”, explica Fabrício.

O dado de intervalo de negociação mostra bem a diferença entre o que é anunciado e o que é efetivamente comercializado na cidade. Em média, casas têm um intervalo de -10,75%, enquanto apartamentos ficam 9,3% mais baratos no contrato.

É possível ver os dez bairros da cidade com maior intervalo de negociação - o Pacaembu está em primeiro lugar, com 23% de diferença - ou consultar o top 10 por região. Imóveis que custam entre R$ 925 mil e R$ 1,1 milhão apresentam o maior intervalo, de -13,24%, em média. 

Os dados sobre valorização dos imóveis, preço de metro quadrado, de IPTU e de condomínio também são apresentados em listas das dez maiores zonas de valor em cada categoria, com a divisão por zona da cidade. Segundo Fabrício, a equipe da Lopes está trabalhando para permitir ainda a visualização por bairros aleatórios, sem a divisão em tabelas.

A expectativa do diretor é que corretores e franqueados da companhia utilizem essas informações para fazer vendas mais assertivas, e que consumidores finais também as usem para melhorar a venda de seu imóvel ou a busca por uma nova casa. “Não acreditamos que a transação imobiliária vai ser totalmente digitalizada, como pedir um táxi ou comida, mas o consumidor está mais digital e quer tecnologia e inteligência”, afirma.  

(Matéria publicada em 9/05/2022)

FONTE: VALOR ECONôMICO