No terceiro trimestre, os novos projetos da incorporadora Cury somaram R$ 805,6 milhões em valor geral de venda (VGV), considerando apenas a parte da empresa nos lançamentos. Trata-se de uma queda de 8,1% sobre o mesmo período de 2022 e de recuo de 29,2% ante o segundo trimestre.
Sete novos projetos foram lançados, sendo cinco em São Paulo e dois no Rio. No ano, a empresa já soma R$ 3,36 bilhões em lançamentos, aumento de 23,9% ante os nove primeiros meses de 2022. A companhia divulgou sua prévia operacional nessa terça-feira (10).
O preço médio da unidade lançada foi de R$ 257,4 mil, crescimento de 2,2% na base anual e um decréscimo de 20% ante o segundo trimestre. Leonardo Mesquita, vice-presidente da Cury, afirma que a redução entre os períodos se deu pelo mix de produtos lançados.
As vendas líquidas da incorporadora, contabilizando apenas a sua participação nos projetos, cresceram 4,4% em um ano, somando R$ 873,6 milhões. Trata-se de uma queda de 22,9% sobre o segundo trimestre, acompanhando o recuo nos lançamentos.
Até setembro, a empresa já vendeu R$ 3 bilhões, 28,4% a mais do que no mesmo intervalo de 2022. O preço médio da unidade vendida foi de R$ 278,4 mil, crescimento de 9,3% na base anual.
A velocidade de vendas da Cury, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO), ficou em 74,5% nos últimos 12 meses, crescimento de 3,9 pontos percentuais.
A companhia tem um estoque de unidades avaliado em R$ 1,37 bilhão, aumento de 4,4% em um ano, do qual 1,9% é de unidades concluídas. O banco de terrenos da companhia, dividido entre São Paulo e Rio, soma R$ 11,8 bilhões em VGV, aumento de 13% sobre o terceiro trimestre de 2022.
Plano Diretor de São Paulo
Mesquita afirma que o reforço nos terrenos foi planejado para suportar uma atuação mais agressiva esperada para os próximos dois anos da empresa. A companhia também aproveitou que a revisão do Plano Diretor de São Paulo trouxe aumento de potencial construtivo para alguns terrenos. “Isso deu liberdade para que concluíssemos alguns negócios”, diz o executivo.
A Cury teve geração de caixa operacional de R$ 137,3 milhões no trimestre, aumento de 110,9% sobre o mesmo período do ano passado. No ano, soma R$ 248,1 milhões gerados, alta de 52,6%. “Foi uma geração recorde, isso é muito importante para nós, é um dos grandes sinais de que a operação está saudável”, afirma Mesquita.