23/06/2022

J.P. Morgan põe centenas de funcionários de crédito imobiliário em ‘lay-off’ após alta de juros

Movimentação deve atingir mais de mil empregados nos EUA, com cerca de metade realocada para outras áreas do banco

O J.P. Morgan Chase & Co está colocando centenas de funcionários da área de crédito imobiliário em "lay-off" (suspensão temporária dos contratos de trabalho) e realocando outras centenas nesta semana, enquanto as taxas de hipotecas em rápida ascensão derrubam a demanda naquele que já foi um mercado aquecido.

O total atingido deverá ultrapassar mil trabalhadores nos EUA, com cerca de metade realocada para outras áreas do banco, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto que pediu para não ser identificada ao tratar de questões de pessoal.

"Nossa decisão quanto à equipe nesta semana foi resultado de mudanças cíclicas no mercado de hipotecas", disse um porta-voz do J.P. Morgan em comunicado nesta quarta-feira. "Conseguimos de forma proativa mover muitos dos funcionários impactados para novas funções na companhia, e estamos trabalhando para ajudar os demais afetados a encontrar novos empregos no Chase e externamente."

Os cortes se seguem à decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de elevar as taxas de juros para combater a maior inflação em décadas. Na semana passada, o Fed anunciou um aumento de 0,75 ponto percentual, o maior desde 1994, nas taxas básicas de juros. As taxas de hipotecas de 30 anos mais que dobraram desde seu recorde de baixa, atingido em janeiro de 2021.

A rápida trajetória de aumento de taxas começou a esfriar um mercado imobiliário que teve um frenesi durante a pandemia. As vendas de casas usadas nos EUA caíram pelo quarto mês consecutivo em maio, para o nível mais baixo em quase dois anos, de acordo com dados da Associação Nacional de Corretores de Imóveis divulgados nesta semana.

O Wells Fargo, maior credor hipotecário entre os bancos americanos, também tem colocado funcionários em lay-off e realocado outros em sua divisão de crédito imobiliário, de acordo com pessoas familiarizadas com a instituição, que pediram para não serem identificadas por se tratar de informações privadas.

Neste mês, empresas como Compass e Redfin anunciaram planos de reduzir suas equipes em meio à desaceleração do mercado imobiliário residencial nos EUA. A Compass informou em um relatório regulatório que vai cortar sua força de trabalho em cerca de 10%, ou cerca de 450 funcionários, enquant a Redfin planeja colocar cerca de 6% do time, ou 470 empregados, em lay-off.

(Matéria publicada em 22/06/2022)