Notícias

28/05/2018

Inadimplência Alavanca Leilões de Imóveis & Outras Notas

Por conta da grave crise econômica e social enfrentada pelos brasileiros, no ano passado houve um aumento de 171% nas ações de cobrança por falta de pagamento de despesas condominiais

Inadimplência Nos Condomínios Alavanca Leilões De Imóveis - Por conta da grave crise econômica e social enfrentada pelos brasileiros, no ano passado houve um aumento de 171% nas ações de cobrança por falta de pagamento de despesas condominiais. Essa situação de desespero para alguns, ameaçados de perder seus imóveis, encontra contrapartida naqueles que veem nos leilões imobiliários a chance de arrematar unidades por preços vantajosos.

Condomínios Podem Criar Diversos Tipos De “Fundos” - Num condomínio, vários “fundos” podem ser constituídos para garantir o seu bom funcionamento. Os mais comuns são o “fundo de reserva” e o “fundo de obras”. O primeiro é normalmente utilizado para a cobertura de despesas imprevistas emergenciais, como rompimento de tubulação, reparos em elevador etc. O segundo, como o próprio nome indica, serve para cobrir os gastos com obras condominiais, aprovadas em assembleia geral.

Aluguel De Garagem A Estranhos Deve Ser Bem Analisado - Considerada no mais das vezes uma área privativa, as garagens vêm se tornando fonte de renda para muitos moradores de condomínio, por meio da sua locação. O negócio pode ser bom para o locador e tem amparo na lei, mas o proprietário deve ficar atento ao que diz a convenção condominial. É que, atualmente, só é possível alugar um box para pessoas estranhas ao condomínio se a convenção permitir.

União Notificará Cartórios Sobre Indisponibilidade De Bens - A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional já tem amparo na legislação para dificultar que inadimplentes negociem bens inscritos na dívida ativa da União. A Lei nº 13.606/2018 permite à PGFN avisar aos cartórios de imóveis que uma propriedade está indisponível para negociação. A medida também protege o comprador, que bastará ir ao cartório para saber se um bem tem esse ônus.

Paraná Lança Projeto De Condomínio Social Para Idosos - O governo do Paraná lançou o projeto-piloto do “condomínio do idoso”. A iniciativa prevê a construção de condomínios exclusivos para idosos, com infraestrutura complementar como espaço de convivência, atenção à saúde e área para lazer. Pelo programa, o governo constrói o condomínio e a prefeitura local atende os idosos com serviços ambulatoriais e ações na área social. Os moradores pagarão um aluguel social entre R$ 50 e R$ 150 por mês.

Crédito Imobiliário Com Recursos Da Poupança Subiu Em Abril  - A concessão de financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) cresceu 31,2% em abril, ante igual mês do ano passado, para 4,1 bilhões de reais, conforme a Associação Brasileira das Entidades de Crédito e Poupança, instituição que representa as financiadoras de imóveis em todo o País.

FONTE: FóRUM IMOBILIáRIO