Notícias

03/12/2018

Habitação de baixo custo a partir de plásticos reciclados

A produção de plásticos cresceu exponencialmente desde a sua criação

A produção de plásticos cresceu exponencialmente desde a sua criação. Segundo o estudo “Produção, uso e destino de todos os plásticos já produzidos”, publicado na revista Science Advances, em 2017, 8,3 bilhões de toneladas foram produzidas em todo o mundo nos últimos 65 anos – pesando o equivalente a 10 mil Torres Eiffel ou 35 mil edifícios Empire State.

O problema é que apenas 9% de todos os resíduos plásticos são reciclados, enquanto o resto acaba na natureza. 8 milhões de toneladas de plásticos vão para o oceano todos os anos – um número que pode subir para 500 milhões até 2020, se a situação não melhorar.

No México, o consumo de PET atinge 722 mil toneladas por ano. O país ocupa o primeiro lugar no consumo de água engarrafada em todo o mundo, de acordo com a Comissão Ambiental da Câmara dos Deputados do México, e em segundo lugar quando se trata de garrafas de refrigerantes.

Mas o país fez progressos importantes, segundo a ONG ambiental local Ecoce; a coleta e a reciclagem de PET aumentaram de 6 para 58% nos últimos 15 anos, à frente do Brasil (42%), do Canadá (40%) e dos Estados Unidos (31%). A cultura de reciclagem da Noruega lidera com uma taxa de 95%.

A crescente conscientização sobre as consequências ambientais do PET está incentivando as pessoas a agirem. O mexicano Carlos González, CEO da EcoDom, é um exemplo. Sua empresa, com sede em Xicotepec de Juárez, Puebla, transforma resíduos de plástico em materiais de construção para construir moradias acessíveis para famílias de baixa renda.

González cresceu nas montanhas perto de Puebla, uma das regiões mais desfavorecidas do país, cercada de pobreza, falta de acesso a moradias decentes e de poluição plástica. Ele concebeu e criou seu modelo de negócios em 2012.

“Nosso objetivo é limpar profundamente o México e o mundo do plástico, aproveitando o potencial de suas propriedades para construção – ele não é biodegradável, nem fica úmido ou é comido por pragas”, explica o empreendedor. A empresa recicla principalmente PET, mas também polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno e acrilonitrila butadieno estireno (ABS), normalmente encontrados em baldes, brinquedos ou sacolas descartadas.

González compra o material ao quilo de pequenas empresas ou de colecionadores independentes com quem a empresa trabalha regularmente. A EcoDom também organiza operações de coleta seletiva em Puebla, onde os voluntários se juntam aos funcionários da empresa para coletar plásticos de residências ou empresas.

“Nós selecionamos os plásticos e os moemos através de um processo industrial para transformá-los em flocos, que são então colocados em um molde, derretidos e, uma vez em um estado pastoso, levados a uma prensa que aplica pressão para produzir a matéria-prima para nossos produtos”, explica González.

Para criar uma parede, a empresa transforma cerca de 6 kg de plásticos. Todo o processo custa de 50 a 60 pesos mexicanos, ou quase USD $ 3.

A EcoDom gera receita com a venda de materiais de construção derivados do plástico, como paredes, faianças, mezaninos e telhados térmicos; mas também da construção de casas e venda de propriedades para famílias de baixa renda.

Cerca de 10% de seus lucros são destinados a causas sociais. Com esses fundos, a empresa pode vender casas de 42 m2, parcialmente subsidiadas, por 5 mil pesos (USD $ 265) ou quartos individuais por 1 mil pesos. Os compradores podem pagar com trabalho em vez de dinheiro.

“Nossas casas custam menos que outras feitas inteiramente de concreto. Uma das vantagens do nosso sistema é que o material pode resistir até ao dobro da carga que os materiais de construção tradicionais conseguem, o que acelera a fase de construção e permite economias de até 25% do custo total. Os materiais de construção tradicionais resistem a 2,5 kg por centímetro quadrado, enquanto os nossos podem suportar até 5,3 kg por centímetro quadrado”, diz o diretor-executivo da EcoDom.

A empresa também começou a doar casas para famílias no ano passado. Até agora, ela já vendeu duas casas, e doou cinco casas e três quartos. Agora, eles estão negociando os termos de um acordo com a Universidade Cuauhtémoc de Puebla para doar outras cinco casas.

González começou este projeto sozinho, mas com a ajuda de sua agora parceira, Eily Cristell Velázquez. Hoje, a EcoDom tem mais três acionistas. Juntos, eles investiram mais de 8 milhões de pesos até agora e conseguiram despertar o interesse de empresas da Índia, Canadá, França, Brasil, África do Sul, Guatemala e República Dominicana. Um acordo com o governo deste último está em negociação, em uma tentativa de resolver o problema da poluição plástica maciça ao largo da costa de Santo Domingo, que ocupou as manchetes no início deste ano.

González diz que está orgulhoso do que sua empresa alcançou e planeja ampliar seu escopo por meio de um modelo de franquia. Em dezembro, ele se juntará à construtora mexicana Haras para construir 250 casas em Puebla. A EcoDom espera fornecer os materiais e conhecimentos necessários para construir pelo menos metade das casas.

FONTE: VALOR ECONôMICO