20/03/2023

Gafisa vai cancelar registro de companhia aberta nos EUA (Valor Econômico)

A empresa ressalta, em comunicado, que manterá a listagem de suas ações ordinárias na B3

A Gafisa comunicou nessa sexta-feira (17) que irá enviar o Formulário 15F à Securities and Exchange Commission (SEC), para cancelar voluntariamente seu registro de companhia aberta nos Estados Unidos. O procedimento segue a legislação vigente do país.

Após a apresentação do Formulário 15F, as obrigações de comunicação em relação à SEC serão imediatamente suspensas, e a companhia não será obrigada a arquivar o relatório anual do formulário 20–F para o ano fiscal que se encerrou em 31 de dezembro de 2022.

O cancelamento de registro e o fim do dever da companhia de enviar relatórios devem ser finalizados no prazo de 90 dias corridos após a entrada do Formulário 15F. A Gafisa ressalta, em comunicado, que manterá a listagem de suas ações ordinárias na B3.

Pauta da AGO

A Gafisa também informou nesta sexta-feira (17) que, em atendimento à solicitação formulada pelo acionista Esh Theta, que detém 16% do capital votante da companhia, a administração incluirá matérias extraordinárias à pauta da assembleia geral ordinária, marcada para 28 de abril de 2023.

Entre as solicitações, está a proposta de ação de responsabilidade “em decorrência dos prejuízos causados à Gafisa” na operação de aquisição da Bait e na alienação do Hotel Fasano, aos administradores membros do conselho de administração, entre eles Nelson Tanure, e membros da direção da companhia.

A Esh também solicitou alterar a cláusula 20 do estatuto social da companhia, de modo que a competência do conselho de administração para a escolha ou destituição da auditoria independente esteja limitada a uma quatro maiores empresas: E&Y, KPMG, Deloitte e PwC, com a substituição da atual auditoria independente da companhia.

Em comunicado, a Gafisa diz que a publicação do edital de convocação da assembleia, bem como as informações e documentos relacionados às matérias a serem discutidas, serão oportunamente divulgados aos acionistas.