A gestora de investimentos Quartzo Capital concluiu a primeira aplicação de recursos no B41, empreendimento focado no segmento de moradia estudantil, localizado em Curitiba. Esse é o primeiro projeto do Quartzo Real Estate Development (QTZD11), fundo imobiliário lançado em 2024 e listado na B3, com VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 60 milhões. O empreendimento é assinado pelas incorporadoras ALTMA e HIEX, e tem parceria inédita com a PUCPR.
O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) mira a aplicação de recursos com ganho de capital em incorporações residenciais - por meio de investimento via Equity na SPE, Permuta Financeira ou Híbrida, e participações estruturadas com Garantia Real. O capital ocioso será aplicado em outros FIIs ou CRIs para obtenção de renda.
Ainda em 2025, a gestora pretende fazer uma nova emissão no fundo. “A ideia é sempre ir além, com novas entradas no pipeline e alcançando nossa meta de 85% alocado em desenvolvimento residencial”, destaca Nikolas Nissel, gestor de Real Estate da Quartzo Capital.
Com 187 unidades residenciais em diferentes formatos, o B41 é voltado para o público universitário que busca conforto e praticidade durante os estudos. O empreendimento segue um modelo tendência entre moradias estudantis de São Paulo.
“O B41 tem tudo que um universitário precisa nesta fase tão importante da vida. Foi estrategicamente pensado não apenas como moradia, mas como um lugar de experiências marcantes para os futuros moradores. Uma solução inteligente que agora também conta com o selo da Quartzo Capital, o que confere ainda mais credibilidade ao nosso projeto”, ressalta o sócio-fundador da ALTMA, Gabriel Falavina.
Com previsão de início das obras em 2025, todas as unidades foram vendidas no lançamento do student housing (em maio de 2024). “O B41 traz para o Paraná uma solução atrativa e inteligente de moradia universitária, reproduzindo um modelo de negócios em plena expansão em vários sentidos. Além de eliminar a burocracia e os inconvenientes do gerenciamento de aluguel, é um empreendimento que garante alta rentabilidade para o investidor”, explica o diretor-executivo da HIEX Empreendimentos, Lucas Poletto.
O fundo Quartzo Real Estate Development
O Quartzo Real Estate Development tem aplicação mínima de R$ 10 mil e três modalidades de investimentos: via participação na Sociedade de Propósito Específico (SPE); via aquisição de terreno e permuta, e via participação estruturada.
Atualmente está em período de lock-up, intervalo que assegura estratégias de desenvolvimento sem interferência de oscilações do mercado no curto prazo. No futuro, o QTZD11 deve realizar novas emissões de cotas para financiar expansão e aproveitar oportunidades de mercado.
A expectativa é que a captação adicional promova a diversificação do portfólio e amplie o potencial de crescimento do fundo. “Dessa forma, tanto investidores atuais como potenciais interessados poderão ingressar no fundo a partir das próximas rodadas de emissão, participando diretamente dos resultados gerados pelas construções e incorporações imobiliárias”, conclui Nissel.