A reportagem da Folha "Espera por moradia no RS se arrasta por falta de terreno, burocracia e eleição municipal", dos repórteres Idiana Tomazelli e Pedro Ladeira, venceu o 22º Prêmio Abecip de Jornalismo. A Abecip é a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.
A Folha também foi escolhida pela entidade como o Veículo do Ano.
A reportagem venceu na categoria principal, chamada de Grande Prêmio, dedicada àquela de maior destaque entre as cerca de 70 publicações inscritas e veiculadas em jornais, revistas, TVs, rádios, internet e podcasts.
O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (29) após decisão da comissão julgadora, formada por sete integrantes, entre especialistas em crédito imobiliário e jornalistas profissionais. A cerimônia de premiação acontecerá em 30 de outubro, em São Paulo.
Publicada cinco meses após a última de três enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a reportagem premiada mostrou os desafios enfrentados por famílias gaúchas para conseguir uma nova moradia em meio a burocracia, falta de terreno fora da área alagada e obstáculos impostos pelo período eleitoral.
Os repórteres viajaram, em setembro de 2024, a três cidades do Vale do Taquari, região mais afetada pela tragédia, como parte da série Reconstrução Gaúcha, que mostrou os esforços para retomada de atividades no estado.
O prêmio também contemplou publicações de outros veículos inscritas em quatro categorias: o crédito imobiliário e as políticas públicas; custos, preços da habitação e funding para o crédito imobiliário; segurança jurídica, digitalização e eficiência na contratação do crédito imobiliário; e ESG, focado no impacto das mudanças climáticas sobre as metrópoles e os centros urbanos.