Notícias

24/11/2022

FMI diz que China precisa ajustar política de 'covid zero' e recuperar setor imobiliário (Valor Econômico)

Para apoiar o mercado imobiliário, a China precisará fazer mais para ajudar os desenvolvedores a concluir projetos inacabados, disse a equipe do FMI

A China precisa continuar recalibrando sua estratégia de 'covid zero' e aumentar a confiança no mercado imobiliário para estimular o crescimento econômico no próximo ano, disse o Fundo Monetário Internacional nesta quarta-feira (23).

O governo precisará acelerar o ritmo das vacinações e mantê-las em um nível alto, disse o FMI em comunicado na quarta-feira, depois que a equipe se reuniu virtualmente com autoridades chinesas como parte de suas discussões anuais. Para apoiar o mercado imobiliário, a China precisará fazer mais para ajudar os desenvolvedores a concluir projetos inacabados, disse a equipe do FMI.

 

Embora a China tenha resistido bem ao impacto inicial da pandemia, o crescimento desacelerou e continua sob pressão por causa da covid, do setor imobiliário e do enfraquecimento da demanda global, disse o FMI. Ele prevê um crescimento de 3,2% este ano, em grande parte em linha com as projeções dos economistas, e de 4,4% em 2023 e 2024.

 

Como muitas outras economias, a China enfrenta riscos negativos para suas perspectivas de crescimento, disse a vice-diretora-gerente do FMI, Gita Gopinath, que realizou reuniões virtuais com formuladores de políticas chineses.

“As correções no setor imobiliário precisam acontecer, mas a ideia é fazer isso de maneira ordenada”, disse ela em entrevista a Haslinda Amin, da Bloomberg TV. A fraqueza da propriedade é um risco potencial para o setor financeiro, embora essa não fosse a previsão de base do FMI, disse ela.

 

A equipe da missão do FMI recomendou reformas estruturais no setor imobiliário, incluindo a melhoria do modelo de funcionamento da pré-venda e o aumento da disponibilidade de opções alternativas de poupança. As autoridades também devem proteger melhor os novos compradores de casas dos riscos de as casas pelas quais já pagaram ficarem inacabadas, disseram eles.

 

A China deve manter uma postura de política fiscal neutra voltada para apoiar as famílias em 2023, disse o FMI, o que ajudará o reequilíbrio da economia. A política monetária deve permanecer acomodatícia e confiar mais em medidas baseadas na taxa de juros, afirmou.

As projeções de crescimento do FMI foram baseadas na suposição de que a atual abordagem de tolerância zero em relação à Covid será suspensa de forma gradual e segura no segundo semestre de 2023.

 

Matéria publicada em 23/11/2022 

FONTE: VALOR ECONôMICO