Notícias

08/12/2022

Faturamento do setor de materiais de construção cai 5,4% em novembro e piora projeção para o ano, diz Abramat (Valor Econômico)

Já no acumulado de janeiro a novembro, o faturamento foi 6,8% menor do que no mesmo período de 2021

O faturamento da indústria de materiais de construção fechou novembro com queda de 5,4% ante o mesmo mês de 2021. Na comparação com outubro deste ano, o recuo é pequeno, de 0,3%.

Já no acumulado de janeiro a novembro, o faturamento foi 6,8% menor do que no mesmo período do ano passado. Os dados são do Índice Abramat, feito pela FGV para a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção.

 

A FGV revisou mais uma vez sua projeção para o faturamento do setor em 2022. No começo do ano, se esperava um incremento de 1%, substituído em outubro por uma queda de 2,2%. Agora, a Abramat já trabalha com a perspectiva de queda de 6% no ano para seus associados.

 

No acumulado dos últimos 12 meses, a retração está em 7,2%. Para Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, contribuiu para a revisão da projeção do ano “o elevado endividamento das famílias, que tem deprimido a demanda por materiais”. Também atrapalham os resultados do setor, segundo a entidade, a indefinição sobre políticas fiscais e econômicas do novo governo federal.

Ainda segundo Navarro, as projeções da FGV indicam “um 2023 positivo” para o segmento.

 

Matéria publicada em 07/12/2022

FONTE: VALOR ECONôMICO