27/05/2022

Crédito imobiliário movimenta R$ 11,4 bilhões em abril, queda de 31,6% em um ano, segundo Abecip

Em unidades, foram financiados em abril 45,3 mil imóveis, 28,7% a menos que em março; na comparação com abril de 2021, queda foi de 35,3%

Por Eulina Oliveira

O crédito imobiliário com recursos da poupança movimentou R$ 11,4 bilhões em abril, o que representa queda de 23% ante março. Na comparação com abril de 2021, houve recuo de 31,6%. Os dados são da Abecip, associação das instituições que oferecem essa modalidade de crédito.

Nos primeiros quatro meses de 2022, o valor financiado foi de R$ 52,62 bilhões, queda de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Já nos 12 meses encerrados em abril, o montante financiado somou R$ 198,12 bilhões, aumento de 26,2% em relação ao período anterior.

Em unidades, foram financiados em abril 45,3 mil imóveis, número 28,7% menor que o de março. Na comparação com abril de 2021, a queda foi de 35,3%.

Nos quatro primeiros meses de 2022, foram financiados 221,4 mil imóveis com recursos da poupança, recuo de 14,4% frente a igual período de 2021. Nos 12 meses encerrados em abril, foram 829,14 mil imóveis, alta de 42,3% ante o período imediatamente anterior.

A Caixa se manteve na liderança do setor, com R$ 5,786 bilhões financiados nas modalidades construção e aquisição em abril. O Itaú Unibanco apareceu em segundo lugar, com R$ 2,830 bilhões, e o Bradesco ficou em terceiro lugar, com R$ 1,296 bilhão.

A Abecip lembra que, devido à greve dos servidores do Banco Central, o resultado da poupança de abril ainda não foi divulgado, e por isso a associação utilizou seus próprios dados. As cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) de abril, segundo pesquisa da Abecip, registraram retirada líquida de R$ 7,35 bilhões.

Como a captação líquida negativa de abril não foi compensada pelos créditos de rendimentos no mês, o saldo da poupança SBPE caiu em 1,7% ante abril do ano passado, para R$ 768,6 bilhões. “Comparado ao mês anterior, o recuo foi de 0,4%.”

“O resultado reflete a sazonalidade do período, que indica prevalência de desempenho negativo em 71% dos meses de abril dos últimos 28 anos”, diz entidade, no comunicado.

“Mais uma vez, a magnitude do resultado negativo surpreendeu. Foi o indicador mais fraco para um mês de abril da série histórica do SBPE”, afirma a Abecip. “Tudo indica que a situação macroeconômica está exercendo um efeito direto sobre o comportamento do poupador.”

Segundo a associação, “de um lado, inflação e desemprego em níveis elevados reduzem a capacidade da população em constituir reservas financeiras. De outro, a Selic em alta atraiu investidores para aplicações mais competitivas”. A entidade acrescenta que essa combinação vem provocando saídas de recursos das cadernetas, que apresentaram desempenho negativo nos primeiros quatro meses deste ano.

Matéria publicada em 26/05/2022