Notícias

21/11/2022

Creditas e Zap+ formam plataforma financeira (Valor Econômico)

Zap, VivaReal e OLX Imóveis vão passar a oferecer soluções de crédito da fintech para aquisição de propriedades

A Creditas e a Zap+, divisão da OLX que congrega os portais Zap, VivaReal e OLX Imóveis, fecharam parceria para integrar os serviços financeiros da fintech aos sites. Na prática, significa que o usuário poderá pesquisar, escolher, negociar e comprar uma residência ou espaço comercial de maneira digital sem sair da plataforma.

 

As imobiliárias que anunciam nos portais poderão oferecer qualquer um dos serviços da Creditas, como o crédito para aquisição, antecipação de venda e o “home equity”. O processo de financiamento imobiliário é feito por meio do Kzas Kredito, adquirido recentemente pela fintech.

 

O Kzas é um marketplace que permite fazer simulações de crédito nos principais bancos, fornece apoio na organização de documentos, agendamento de visitas aos imóveis, registro em cartório e acompanhamento das etapas em tempo real. “Vemos uma jornada cada vez mais integrada digitalmente, de ponta a ponta, com os serviços financeiros integrados e personalizados para o cliente”, afirma a vice-presidente da unidade home da Creditas, Maria Teresa Fornea.

 

A executiva explica que, na jornada de compra de um imóvel, “é comum o cliente começar a procurar e só depois de encontrar a propriedade ver se consegue financiar”. Porém, é relativamente comum descobrir que não consegue suportar o empréstimo para as residências vistas. “Então, porque não trazer, desde o início, essa análise e produtos mais adequados?”

 

De acordo com o vice-presidente comercial de ZAP+, Rafael Nader, “há um enorme potencial quando unimos toda a jornada, desde o momento que a pessoa está pensando em comprar o imóvel até a efetiva venda”. Conforme o executivo, “estamos invertendo a lógica tradicional e fazendo o processo de financiamento acontecer em paralelo ao de consideração da venda”.

 

Nader explica que, dentro desse processo integrado, quem tem intenção de comprar pode receber sugestões de imóveis que cabem no seu bolso no início da busca. “Podemos mostrar aos potenciais compradores quais opções ele teria dentro das condições de crédito pré-aprovado.”

 

O vice-presidente da Zap+ enfatiza que a nova plataforma “proporciona autonomia às imobiliárias em toda a jornada de compra e venda, tornando-as mais digitais e competitivas”. Para Fornea, da Creditas, a integração das soluções aos portais tem potencial para reduzir muito o tempo da operação. “Dentro desse fluxo completo podemos ter um terço do tempo de mercado”, diz. “Os compradores ainda têm muitos processos burocráticos, como buscar certidões e ir atrás do financiamento.”

 

A vice-presidente da Creditas afirma que outros produtos, como o home equity, podem auxiliar nos processos de compra e venda de imóveis. Segundo ela, uma situação relativamente comum é a pessoa ter de vender a residência antes de adquirir a próxima. “O crédito com garantia de imóvel pode ajudar, porque permite ao vendedor ter mais fôlego, sem precisar fazer uma venda rápida para não perder a oportunidade”, diz. “Além disso, pode funcionar como uma linha barata para reformas.”

 

A Creditas e a Zap+ mantêm há um ano uma parceria para garantia de aluguéis. O Zapway+ possibilita às imobiliárias tradicionais competirem com os portais digitais de locação ao oferecer uma solução que dispensa fiador e outras garantias. Em caso de inadimplência do inquilino, a fintech assume a cobrança e faz o pagamento ao locatário.

 

 

De acordo com Nader, “as imobiliárias tradicionais travam muito nessa etapa de buscar fiador, garantia locatícia e outros processos”. Com a solução, “o usuário pode agendar visita, fazer a proposta pela plataforma e a imobiliária pode dar o ‘ok’ na hora”.  

 

Matéria publicada em 21/11/2022

FONTE: VALOR ECONôMICO