Notícias

11/01/2022

Construtoras preveem manter cronograma de entregas, apesar do aumento de afastamentos em obras

Segundo as companhias, os atrasos momentâneos tendem a ser recuperados, e não há risco de o cronograma de entrega dos empreendimentos ser alterado

O aumento do número de casos de covid-19 e influenza entre os empregados de incorporadoras e construtoras tem afetado o ritmo de obras de parte das empresas ouvidas pelo Valor. Mas, segundo as companhias, os atrasos momentâneos tendem a ser recuperados, e não há risco de o cronograma de entrega dos empreendimentos ser alterado.

Em dezembro, casos de influenza, principalmente entre funcionários de empreiteiras, afetaram o andamento das obras da Trisul. Não se espera, porém, consequências no prazo final das obras. “Estamos reprogramando os serviços”, diz Jorge Cury, presidente da Trisul.

Neste mês, a variante ômicron da covid-19 tem impactado a equipe de engenharia, de acordo com o empresário. “Espero que, como são sintomas leves, isso não atrapalhe os prazos”, ressalta Cury.

Na Mitre Realty, o número de afastamentos de funcionários está superior ao da média registrada pela incorporadora, o que “atrapalha um pouco” o ritmo das obras, segundo o diretor financeiro e de relações com investidores, Rodrigo Cagali. “Não há nenhum atraso que não possa ser recuperado. O cronograma continua mantido”, diz Cagali.

Outra incorporadora, que pediu para que seu nome não fosse citado, informou que, em suas obras, há mais casos de influenza do que de covid-19. De acordo com um executivo dessa empresa, não há grande atraso no andamento das obras por causa da doença. Ele diz que as chuvas, por exemplo, prejudicam mais o ritmo.

Já a Plano&Plano registra, no momento, 2.466 trabalhadores em 28 canteiros de obras.

“Há apenas uma pessoa afastada por covid, sem hospitalização. Em relação à influenza, não temos nenhum alerta importante. Todas as obras estão funcionando, normalmente, dentro do cronograma original, continuando a seguir os protocolos sanitários implantados”, diz o presidente do conselho de administração da Plano&Plano, Rodrigo Luna.  

FONTE: VALOR ECONôMICO