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09/05/2025

Como a IA está transformando a experiência de compra e venda de imóveis - Terra

Especialistas apontam aumento de 200% na conversão de potenciais interessados em clientes efetivos

Por Stella Piovan

 

A Inteligência Artificial (IA) tem emergido como um motor de transformação no mercado imobiliário, impactando significativamente a jornada de compra de imóveis. 

Especialistas ouvidos pelo Terra apontam um aumento de 200% na conversão de potenciais interessados  em clientes efetivos, impulsionado pela implementação de soluções baseadas em IA.

É o que explica à reportagem o publicitário e gerente de marketing e relacionamento da BRN Construtora, Rayniere Evangelista. Em entrevista, ela relaciona o aumento a falhas comuns do atendimento humano que a IA evita e conserta.

“Esse atendimento muitas vezes acaba prejudicado pela falta de agilidade, por deficiências no entendimento do perfil do cliente e de suas necessidades, além da troca ineficiente de informações. O resultado disso é inevitável: baixo desempenho de vendas e uma experiência negativa para o cliente”, ele explica.

Superintendente de TI na Construtora Patriani, Carlos Spindola concorda. Segundo ele, um dos principais desafios do setor reside na complexidade e na extensão do processo de aquisição imobiliária, influenciado por múltiplos fatores decisórios. 

“Nesse contexto, a IA surge como um elemento disruptivo”, explica. “Ela possibilita a criação de sistemas de atendimento automático que aliam agilidade, personalização e escalabilidade, mantendo uma interação natural com o público. A IA demonstra capacidade para dialogar com clientes em potencial por diversos canais, como o WhatsApp, compreendendo suas demandas iniciais e oferecendo produtos alinhados aos seus perfis”, afirma.

Corretores têm usado, mas há receios

Além de otimizar a qualificação do atendimento inicial, a IA tem sido utilizada também por corretores, que utilizam das ferramentas para acionar o cliente.

“A ferramenta pode fornecer informações sintetizadas sobre o interesse do cliente e realizar o cruzamento desses dados com as propriedades disponíveis, incluindo detalhes como diferenciais, disponibilidade e tabelas de preços”, afirma Evangelista

Apesar da popularização do uso, ainda há corretores de imóveis reticentes. 

É o caso de Ester*, que pediu para não ser identificada. Ela diz ter recebido de seus gestores a recomendação de usar ferramentas de IA para o processo de vendas, mas não quer. 

“Fico com medo de perder o emprego para a tecnologia”, conta.

Os especialistas, entretanto, afirmam que a substituição completa da figura humana é improvável, uma vez que a interação pessoal, eles dizem, é imprescindível para o processo. 

“A evolução tecnológica é um fato, e os profissionais que souberem integrar o potencial dessas ferramentas em seu trabalho terão uma vantagem competitiva significativa”, diz Evangelista. 

Aplicação varia conforme segmento

A aplicação da IA varia conforme o segmento do mercado imobiliário. Em segmentos populares, segundo os especialistas, a tecnologia demonstra potencial para atuar na venda de ponta a ponta. 

Já em empreendimentos de médio e alto padrão, a tendência é a utilização da IA como um acelerador do pré-atendimento e um instrumento de apoio ao trabalho do corretor.

“Em um cenário de acirrada concorrência, a IA processa grandes volumes de dados, realiza análises complexas e fornece insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas e ágeis”, diz Evangelista. 

Essa abordagem orientada por dados incorpora análises preditivas e o refinamento de estratégias de precificação, promoção e recomendação personalizada de imóveis, elevando a assertividade das ofertas. 

“A IA também auxilia na otimização da busca para o cliente, realçando os diferenciais dos imóveis e analisando o perfil do comprador para identificar propriedades específicas que atendam às suas necessidades”, diz Spindola.

FONTE: TERRA