Por Stella Piovan
A Inteligência Artificial (IA) tem emergido como um motor de transformação no mercado imobiliário, impactando significativamente a jornada de compra de imóveis.
Especialistas ouvidos pelo Terra apontam um aumento de 200% na conversão de potenciais interessados em clientes efetivos, impulsionado pela implementação de soluções baseadas em IA.
É o que explica à reportagem o publicitário e gerente de marketing e relacionamento da BRN Construtora, Rayniere Evangelista. Em entrevista, ela relaciona o aumento a falhas comuns do atendimento humano que a IA evita e conserta.
“Esse atendimento muitas vezes acaba prejudicado pela falta de agilidade, por deficiências no entendimento do perfil do cliente e de suas necessidades, além da troca ineficiente de informações. O resultado disso é inevitável: baixo desempenho de vendas e uma experiência negativa para o cliente”, ele explica.
Superintendente de TI na Construtora Patriani, Carlos Spindola concorda. Segundo ele, um dos principais desafios do setor reside na complexidade e na extensão do processo de aquisição imobiliária, influenciado por múltiplos fatores decisórios.
“Nesse contexto, a IA surge como um elemento disruptivo”, explica. “Ela possibilita a criação de sistemas de atendimento automático que aliam agilidade, personalização e escalabilidade, mantendo uma interação natural com o público. A IA demonstra capacidade para dialogar com clientes em potencial por diversos canais, como o WhatsApp, compreendendo suas demandas iniciais e oferecendo produtos alinhados aos seus perfis”, afirma.
Corretores têm usado, mas há receios
Além de otimizar a qualificação do atendimento inicial, a IA tem sido utilizada também por corretores, que utilizam das ferramentas para acionar o cliente.
“A ferramenta pode fornecer informações sintetizadas sobre o interesse do cliente e realizar o cruzamento desses dados com as propriedades disponíveis, incluindo detalhes como diferenciais, disponibilidade e tabelas de preços”, afirma Evangelista
Apesar da popularização do uso, ainda há corretores de imóveis reticentes.
É o caso de Ester*, que pediu para não ser identificada. Ela diz ter recebido de seus gestores a recomendação de usar ferramentas de IA para o processo de vendas, mas não quer.
“Fico com medo de perder o emprego para a tecnologia”, conta.
Os especialistas, entretanto, afirmam que a substituição completa da figura humana é improvável, uma vez que a interação pessoal, eles dizem, é imprescindível para o processo.
“A evolução tecnológica é um fato, e os profissionais que souberem integrar o potencial dessas ferramentas em seu trabalho terão uma vantagem competitiva significativa”, diz Evangelista.
Aplicação varia conforme segmento
A aplicação da IA varia conforme o segmento do mercado imobiliário. Em segmentos populares, segundo os especialistas, a tecnologia demonstra potencial para atuar na venda de ponta a ponta.
Já em empreendimentos de médio e alto padrão, a tendência é a utilização da IA como um acelerador do pré-atendimento e um instrumento de apoio ao trabalho do corretor.
“Em um cenário de acirrada concorrência, a IA processa grandes volumes de dados, realiza análises complexas e fornece insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas e ágeis”, diz Evangelista.
Essa abordagem orientada por dados incorpora análises preditivas e o refinamento de estratégias de precificação, promoção e recomendação personalizada de imóveis, elevando a assertividade das ofertas.
“A IA também auxilia na otimização da busca para o cliente, realçando os diferenciais dos imóveis e analisando o perfil do comprador para identificar propriedades específicas que atendam às suas necessidades”, diz Spindola.