Notícias

26/01/2023

CBIC se reúne com o ministro Wellington Dias (CBIC)

Entre os pontos levados pela CBIC ao governo está a importância de incentivar a capacitação profissional para a construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu, nesta quarta-feira (25), com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Durante o encontro, que contou com a presença do presidente da entidade, José Carlos Martins; e dos vice-presidentes Eduardo Aroeira e Elson Póvoa (CBIC), foram abordados temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, além de políticas de inclusão socioeconômica no país.

 

Entre os pontos levados pela CBIC ao governo está a importância de incentivar a capacitação profissional para a construção. De acordo com o ministro, o setor é atividade essencial para acelerar o crescimento do país. “O novo governo trabalha para garantir uma condição melhor para o setor, com a apresentação de propostas para áreas como habitação, parcerias para a qualificação de mão de obra necessária”, enfatizou

 

Para Wellington Dias, além da formação de profissionais, a iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida de cidadãos que atuam em toda a cadeia produtiva, como pedreiros, eletricistas e demais trabalhadores, além de cidadãos cadastrados no programa Bolsa Família.

 

Para o presidente da CBIC, a construção está alinhada com essas medidas do Ministério. “Estamos à disposição para contribuir no que for necessário para viabilizar a capacitação de pessoas para trabalhar na construção civil, para a geração de novos empregos, em busca de melhorias para sociedade brasileira”, evidenciou.

 

O presidente enfatizou, ainda, a importância de realizar capacitações em canteiros de obras, com aulas nas quais os funcionários possam aprender na prática. “As atividades aplicadas de modo assertivo são necessárias durante os treinamentos, para que os profissionais sejam devidamente preparados e integrados pelas empresas”, concluiu.

 

De acordo com o ministro Wellington Dias, há recursos disponíveis para essa finalidade, mas é fundamental que se promova uma qualificação planejada. “Essa qualificação pode ser a base para a sugestão de uma proposta de remuneração por etapas de resultados alcançados”, afirmou.

 

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Inclusão Socioeconômico do ministério, Luiz Carlos Everton de Farias, a secretária nacional de renda e cidadania, Eliane Aquino, e a gestora dos Projetos de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Gilmara Dezan.

 

Matéria publicada em 26/11/2023

FONTE: CBIC