Notícias

30/09/2025

Caderno de O TEMPO sobre déficit habitacional leva prêmio nacional - O TEMPO

Reportagem obteve o 1ª lugar na categoria "O Crédito Imobiliário e as Políticas Públicas" da 22ª Edição do Prêmio Abecip de Jornalismo

O caderno "Habitar", de O TEMPO, foi premiado com a 1ª colocação na categoria "O Crédito Imobiliário e as Políticas Públicas" da 22ª Edição do Prêmio Abecip de Jornalismo, premiação nacional concedida pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

A série de reportagens, que envolveu as equipes de Cidades e Economia, contou com 12 matérias que trataram, de forma aprofundada e sensível, sobre o déficit habitacional, consequência da falta de planejamento e da disparidade entre renda e custo de vida nas grandes cidades.

O caderno foi escrito pelos repórteres de Cidades Gabriel Rezende, José Vítor Camilo, Juliana Siqueira, Raissa Oliveira, Raquel Penaforte e Tatiana Lagôa e pelo repórter de Economia Gabriel Rodrigues. Com edição de Karlon Aredes, editor de Economia de O TEMPO, e Tatiana Lagôa, editora de Cidades de O TEMPO.

"Fico muito feliz por um material que trata de um tema tão relevante ter sido reconhecido em um prêmio nacional. Em 'Habitar' nós falamos de déficit habitacional mas não de uma forma convencional. Nós tentamos mostrar que a falta de moradia digna para uma camada da população afeta a todos e respinga na economia. Então não dá mais para tratarmos o assunto como algo pontual e localizado", comentou Tatiana Lagôa, editora de Cidades.

O editor de Economia de O TEMPO, Karlon Aredes, também celebrou a conquista. "Colocar luz sobre um problema crônico do Brasil e despertar a atenção do público para ele é gratificante. O prêmio acende ainda mais holofote e provoca reflexões. Parabenizo toda a equipe que se empenhou em mostrar várias angulações sobre essa mazela social e econômica do país", disse.

Segundo a Abecip, a série foi escolhida entre cerca de 70 matérias inscritas e veiculadas em jornais, revistas, rádio, TV, internet e podcasts de todo o Brasil. "Sua reportagem 'Habitar" conquistou o prêmio da categoria, destacando-se pela inovação, originalidade e contribuição crítica ao debate sobre o crédito imobiliário no Brasil", escreveu a associação.

FONTE: O TEMPO