Notícias

16/09/2020

Cade aprova compra do portal ZAP pela OLX Brasil

Órgão avaliou que não há barreiras a novos entrantes no mercado de classificados online

A compra pela empresa OLX Brasil do capital social de companhias operacionais do grupo ZAP foi aprovada pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A OLX Brasil é uma empresa de comércio eletrônico que atua como “market place” para a oferta dos mais diversos produtos, tais como móveis, aparelhos eletrônicos, automóveis, artigos esportivos e imóveis. A ZAP atua como portal imobiliário virtual, oferecendo espaços para classificados online de imóveis.

Ao examinar o possível impacto do negócio na competitividade, a Superintendência identificou que não existem barreiras legais ou regulatórias que impeçam ou possam retardar a entrada de novos agentes no mercado de classificados online. “Além disso, a tecnologia e a mão-de-obra necessárias para que um entrante opere nesse mercado estão disponíveis”, destacou. Assim, o negócio não deverá prejudicar a competitividade no segmento.

Por fim, a Superintendência concluiu que as plataformas de classificados online imóveis da companhia compradora têm a possibilidade de restringir o acesso de softwares de terceiros. “Todavia, ao fazê-lo as plataformas tenderiam a perder os clientes que utilizam softwares de terceiros para melhor gerir os seus leads”, apontou o órgão. “Dessa forma, embora as requerentes tenham capacidade de discriminar os softwares imobiliários de terceiros no interior de suas plataformas não há racionalidade econômica para a implementação dessa conduta”, completou.

Com o despacho, a operação foi aprovada pelo Cade sem a necessidade de julgamento no Tribunal do órgão antitruste.    

FONTE: VALOR ECONôMICO