Notícias

19/06/2019

Brasil Brokers e Banco Inter têm novo modelo para venda de imóvel usado

Segunda maior rede de imobiliárias do país, a Brasil Brokers anuncia hoje parceria com o Banco Inter como parte da estratégia de diversificação de receitas para além da venda de imóveis novos

Segunda maior rede de imobiliárias do país, a Brasil Brokers anuncia hoje parceria com o Banco Inter como parte da estratégia de diversificação de receitas para além da venda de imóveis novos. A parceria tende a contribuir para acelerar a captação pela Brasil Brokers de unidades usadas para comercialização, aumentar a penetração do banco no mercado imobiliário secundário e incrementar o segmento de "home equity", que permite financiamentos dando o imóvel como garantia.

"Queremos fomentar o crescimento do 'home equity' no mercado imobiliário brasileiro e ampliar a possibilidade de aquecer a economia com uso do imóvel como ativo de garantia", afirma o presidente da Brasil Brokers, Cláudio Hermolin. Segundo o executivo, a rede de imobiliárias é a primeira empresa do setor a entrar no segmento de financiamento com imóvel em garantia, o qual movimenta R$ 1 bilhão por ano, ante R$ 60 bilhões do crédito imobiliário tradicional.

O modelo proposto prevê que vendedores de unidades residenciais usadas, exclusivamente por meio da Brasil Brokers, recebam do Banco Inter 40% do valor de mercado do imóvel em 48 horas após sua avaliação. Segundo Hermolin, os proprietários de imóveis poderão usar os recursos para pagar dívidas ou iniciar um negócio.

"A economia brasileira está em recuperação, e as famílias têm um nível de endividamento nunca visto. Há milhões de residências quitadas, em que o proprietário pode levantar recursos com o patrimônio sem se desfazer dele", diz o presidente da Brasil Brokers. Assim como em operações tradicionais de compra e venda, o proprietário só aceita a proposta se tiver interesse nas condições oferecidas. Há a opção de o dono do imóvel pagar o valor antecipado e continuar com a unidade.

Quando a unidade for comercializada pela rede de imobiliárias, o vendedor paga os 40% antecipados. Se essa operação for fechada em até seis meses, o vendedor não precisará pagar taxa de remuneração ao Banco Inter pela antecipação dos recursos. Nesse período, a instituição financeira também não recebe nada da Brasil Brokers. Em prazos maiores, o proprietário da unidade passa a pagar 1% ao mês ao banco. Hermolin ressalta que a taxa é inferior à de qualquer operação de crédito do país.

"Ampliaremos nossa carteira de crédito imobiliário, segmento em que somos especialistas e que hoje corresponde a 60% da nossa carteira de crédito", disse Marco Túlio, diretor vice-presidente do banco.

No momento da venda, a comissão cobrada pela rede de imobiliárias será em torno de 5%, compatível com as taxas de mercado, de acordo com o executivo, e sem acréscimo decorrente da parceria com o Banco Inter. As operações do Imóvel Cash, produto da parceria com o Banco Inter, começam pela cidade de São Paulo, maior mercado imobiliário do país, e podem se estender para Belo Horizonte e para o Rio de Janeiro ainda em 2019.

Atualmente, a Credimorar - plataforma de crédito imobiliário da Brasil Brokers - responde por 40% da receita da companhia, fatia que deve crescer à medida que as operações do Imóvel Cash avançarem. "A Credimorar é a maior plataforma independente de crédito imobiliário do país, com cerca de 250 parceiros de crédito e atuação não só nas lojas da Brasil Brokers", diz o presidente da rede de imobiliárias.

 

FONTE: VALOR ECONôMICO