Notícias

04/03/2021

Aluguéis em SP e no Rio sobem em fevereiro, segundo QuintoAndar

Apesar da alta, os dados da startup de imóveis indicam que a capital paulista teve uma queda de 6,23% no acumulado em 12 meses e a fluminense, de 2,51%

O preço médio do aluguel em São Paulo aumentou 0,97% em fevereiro em relação aos valores de janeiro deste ano, segundo o Índice QuintoAndar de Aluguel. No Rio de Janeiro, o aumento foi maior com uma variação mensal de 1,06%.

Apesar da alta, os dados da startup de imóveis indicam que a capital paulista teve uma queda de 6,23% no acumulado em 12 meses e a fluminense, de 2,51%.

Em São Paulo, três bairros na Zona Oeste da capital se valorizaram nos últimos seis meses, sendo eles a Vila Formosa, o Jardim São Savério e o Jardim Estér Yolanda. Outros locais, como o Centro, Santo Amaro e Liberdade tiveram a maior queda no mesmo período. 

Bairros como a Vila Olímpia, Pinheiros e Vila Nova Conceição — considerados polos comerciais na cidade paulista — são os líderes quando o assunto é metro quadrado mais caro da cidade. 

No Rio de Janeiro, a maior alta foi vista nos bairros Taquara, Vila Isabel e Recreio. O Centro, Grajaú e Santa Teresa tiveram a maior retração, segundo o QuintoAndar. Ipanema, Leblon e Botafogo são os mais caros. 

Os paulistas também viram um aumento de 1,1% no preço do aluguel por metro quadrado de imóveis de um quarto. No Rio, imóveis de três dormitórios tiveram uma alta de 0,85% no mês passado.

Para chegar a essa conclusão, o QuintoAndar leva em consideração "os preços efetivamente usados em contratos fechados, mais precisos que os valores de aluguel", além de mostrar a distância entre as médias de preços dos anúncios e aos que são realmente utilizados nos aluguéis.

De acordo com o Índice, os anúncios de São Paulo em fevereiro indicaram valores em média 10,56% acima da realidade do mercado, enquanto no Rio a diferença média a mais dos anúncios foi de 14,33%.

“A valorização dos imóveis de aluguel deve demorar para acontecer, embora comece a apresentar leve retomada”, disse Fernando Paiva, Head de Dados do QuintoAndar, em comunicado enviado ao CNN Brasil Business. “O avanço da Covid-19 no Brasil e os possíveis impactos na economia devem segurar ainda mais a valorização do metro quadrado em SP e RJ”. 

FONTE: CNN