Notícias

15/03/2024

Abecip participa de evento sobre financiamento habitacional nos EUA

O diretor-executivo da Abecip, Filipe Pontual, participou virtualmente, nesta quinta-feira (14/03/24), do painel “A Expansão do Funding para o Financiamento Habitacional através de Financiamento Bancário e de Mercado de Capitais”, em evento da Associação Nacional de Hipotecas do Governo dos Estados Unidos (Ginnie Mae), em parceira com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que aconteceu em Washington, nos EUA.   

Com o objetivo de compartilhar as melhores práticas na expansão do financiamento habitacional, na inovação do financiamento habitacional, no papel do governo na promoção de habitação de interesse social, e na sustentabilidade e risco climático, o painel contou com a participação de representantes dos Estados Unidos e de países latino-americanos como Chile, Colômbia e México, além do Brasil. 

Pontual explicou que os financiamentos imobiliários no Brasil, muito dependentes de fontes de recursos subsidiados, como Poupança (SBPE) e FGTS, representam atualmente 10% do PIB. E defendeu que, para superarmos esta marca, será necessária uma maior participação de outros recursos, incluindo o mercado de capitais.

“Foi um momento muito oportuno para a troca de experiências e conhecimento de soluções para o financiamento da habitação em outros mercados”, comentou Pontual após o evento.

FONTE: ABECIP