ABECIP na mídia

20/09/2018

Stand: indicador anual de vendas na Capital ainda em baixa

A retração se acentuou no acumulado de janeiro a agosto de 2018 contra 2017, com - 0,28%, comparado a igual período de 2017/2016, quando se situou em - 0,19%

Fortaleza foi a única das nove capitais onde observou-se uma aceleração do ritmo de queda no indicador de vendas de imóveis financiados com recursos da poupança medido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). A retração se acentuou no acumulado de janeiro a agosto de 2018 contra 2017, com - 0,28%, comparado a igual período de 2017/2016, quando se situou em - 0,19%. Em âmbito nacional, a tendência de reação no setor continua lenta, mas houve variação positiva no mesmo período de comparação, com ligeira elevação (0,04%) em agosto, retornando à trajetória interrompida pela pequena queda observada no mês anterior. Com isso, a variação acumulada em 12 meses dos preços dos imóveisresidenciais no Brasil ainda não mostra sinais de fôlego, registrando elevação de apenas 0,43% ante aos 0,30% observados em julho. A retomada mais vigorosa das variações dos preços dos imóveis residenciais no País continua a depender de condições cuja probabilidade é relativamente pequena nos próximos meses. As incertezas internas ligadas ao cenário eleitoral e à política fiscal, e externas decorrentes de um cenário mundial menos favorável, têm impactado negativamente as decisões de investimentos. Neste cenário, a trajetória provável para os preços dos imóveisresidenciais até o fim do ano é de lenta convergência rumo à estabilização dos valores. Para quem possui recursos a investir no setor, vale barganhar.

Criatividadeem espaços reduzidos Apartamentos pequenos estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente nas cidades grandes, onde a demanda por esse tipo de empreendimento só avança. É necessário lançar mão de mais criatividade para dar função a cada precioso metro quadrado. Use bem a iluminação de forma que o ambiente fique mais claro, utilize marcenaria planejada, como armários e portas de correr. Com caixas organizadoras é possível armazenar mais objetos. É também importante que a "base" do projeto seja com cores claras e neutras. Com a metragem enxuta, a sala de estar e a cozinha geralmente transmitem uma sensação de aperto, por isso, o ideal é que os materiais e acabamentos entre os dois espaços, conversem entre si.

PIB da construção - A indústria da construção civil mostra sua força na empregabilidade, com 6,5 milhões trabalhadores no 1º semestre, em números do IBGE. Porém, essa mão de obra mostrou recuo de 3,3% ante igual período de 2017. Em meio a esse cenário, antes havia a expectativa de expansão de até 0,5% no PIB do setor para 2018. Agora, a melhor estimativa que se delineia é: se o PIB nacional crescer 1,4%, o da construção cairá 0,6%, diz a FGV.

Leilões online - Investir em áreas rurais pode ser um bom negócio, cada vez mais presente em leilões online. Sítios ou lotes podem ser rentáveis e o Ceará tem oferecido opções de bens na plataforma Zukerman, que está com unidades em Aquiraz, Missão Velha e Tianguá. O leilão extrajudicial, em geral, independe de decisões da Justiça, com imóveis e terrenos provenientes de bancos e pessoas que buscam este tipo de leilão para reaver seu dinheiro.

Velocidade - Com uma performance que permite percorrer sete metros por segundo, em uma torre de 125 metros de altura, esses serão os elevadores mais velozes do Brasil, que a Thyssenkrupp instalará no empreendimento corporativo Birmann 32, em São Paulo, com tecnologias inovadoras. O projeto arquitetônico tem a assinatura de Chien Chung "Didi" Pei, responsável pela renovação do Fine Arts Museum de Boston.

FONTE: DIáRIO DO NORDESTE