Seminários Abecip

Abecip Summit Digital 2020 05/11/2020
O evento

 

 

A retomada da construção civil e do crédito imobiliário é evidente, contrastando com o ritmo da maioria das atividades econômicas neste segundo semestre de 2020. É nesse ambiente promissor para a atividade imobiliária que acontece o Abecip Summit Digital 2020, sob o tema O Surpreendente Momento do Crédito Imobiliário no Brasil, abordando não apenas assuntos relacionados à capacidade de superação dos efeitos do covid-19 sobre a atividade econômica, mas também os motores da retomada.

 

Está em curso uma revolução na economia brasileira, seja nas negociações de crédito, digitalização crescente, registros eletrônicos ou nos meios de pagamento. Despontam novas atividades e novos atores, que encaram com otimismo os desafios do mundo virtual, a tecnologia da informação e os aspectos transformadores da demanda de investidores e consumidores finais.

 

O Abecip Summit Digital 2020 é realizado virtualmente, dias 5 e 12 de novembro, das 16h às 18h. Neste ano, destacamos as presenças já confirmadas dos presidentes do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, e do Secovi-SP, Basílio Chedid Jafet, do secretário-geral e executivo-chefe do European Covered Bond Council (ECBC), Luca Bertalot, além da economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi.

A Abecip, como entidade representativa das instituições do crédito imobiliário com longa tradição no setor financeiro, age em articulação com as demais entidades do setor imobiliário, ampliando o debate sobre o setor e propondo medidas inovadoras que permitiram, no curso de mais de cinco décadas de existência, o desenvolvimento do moderno sistema de financiamento imobiliário que distingue o Brasil no âmbito global.

Confira os palestrantes do evento

Programação:

1° Dia

16:00 – Abertura

Rosana Jatobá, Mestre de Cerimônia

Cristiane Portella, Presidente da ABECIP

 

16:05 - Os rumos da economia brasileira, reformas e o desempenho do crédito imobiliário

Ana Paula Vescovi, Economista-Chefe do Banco Santander

16:35 – 1° Painel: Crédito Imobiliário segue em trajetória ascendente

Octavio de Lazari, Presidente do Banco Bradesco

Pedro Guimarães, Presidente da Caixa Econômica Federal

Fabrício Mitre, CEO da Mitre Realty Empreendimentos e Participações S.A

Cristiane Portella, Presidente da ABECIP

 

17:15 – 2° Painel: Segurança Jurídica no Crédito Imobiliário

Melhim Namem Chalhub – Jurista e Idealizador da Alienação Fiduciária de Imóveis no Brasil

Rafaella Carvalho - Diretora Jurídica da Cyrela

Octavio Augusto Carneiro Pereira - Consultor Jurídico da Poupex

Rodrigo Cavaca - Gerente Jurídico do Itaú Unibanco

 

17:55 – Palestra de encerramento

Alfredo Eduardo dos Santos – Secretário Nacional da Habitação (Ministério do Desenvolvimento Regional)

 

18:15 – Encerramento

 

Cristiane Portella, presidente da Abecip

 

 

Programação: 

 

2° Dia

 

16:00 – Abertura

 

•        Mestre de cerimônias: Cristiane Portella, presidente da Abecip

 

16:05 - Inovações promovidas pelo Bacen: Pix, Open Banking e agenda regulatória

 

•        Otavio Damaso - Diretor de Regulação do Banco Central

 

16:30 – 1° Painel: Novo mercado imobiliário e as novas tecnologias

 

•        Basílio Chedid Jafet, Presidente do Secovi-SP

 

•        Danilo Aleixo Caffaro, Diretor Crédito Imobiliário do Banco Itaú

 

•        Paulo Duailibi, Plataforma de Negócios Imobiliários do Banco Santander

 

•        Lucas Freitas de Souza, General Manager da LoftCred

 

17:10 - Marcos Vanderlei Belini Ferreira, Diretor Executivo da Unidade de Infraestrutura de Financiamento da B3

 

17:20 – 2° Painel: Instrumentos de modernização para a evolução do crédito imobiliário

 

•        Bianca Castellar de Faria, Vice-Presidente do ONR, Titular do 1º Registro de Imóveis de Joinville/SC

 

•        Marcos Caielli, Diretor de Negócios Imobiliários do Portal de Documentos da B3

 

•        Felipe de Olívio Derzi Pinheiro, Chefe Adjunto do Denor do Banco Central do Brasil

 

•        José Ramos Rocha Neto, Diretor Executivo Gerente do Banco Bradesco

 

18:00 – Palestra de encerramento: A Onda Verde no Financiamento Imobiliário Internacional

 

•        Luca Bertalot, Secretário Geral, European Mortgage Federation, European Covered Bond Council (EMF-ECBC)

 

18:20 – Encerramento

 

•        Cristiane Portella, presidente da Abecip

Patrocinadores Abecip Summit Digit 2020

O Abecip Summit Digital 2020

Por Laís Marques e Renan Liskai

 

Nesta quinta (05/11), foi realizado o primeiro dia do Abecip Summit Digital 2020 que reuniu grandes nomes do mercado financeiro e imobiliário e da segurança jurídica. O evento, realizado anualmente pela Abecip, gera grandes debates sobre o setor imobiliário e este ano, por conta da pandemia da Covid-19, ocorreu de forma 100% digital.

 

A economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi, abriu o evento abordando com otimismo a expansão do crédito imobiliário. Ela destacou pontos como a aceleração dos processos digitais, a sustentabilidade, as grandes tendências econômicas mundiais e a desglobalização que, segundo ela, afeta não só as contas públicas por conta dos regimes previdenciários, mas também traz uma convivência com taxas de juros neutras ou estruturais mais baixas.

 

A economista também traçou um panorama sobre a curva da taxa de juros e a importância de investir na confiança do cliente.

 

O primeiro painel ‘Crédito Imobiliário segue em trajetória ascendente’ teve a participação de Cristiane Portella, presidente da Abecip, Octavio de Lazari, presidente do Bradesco e ex-presidente da Abecip, Pedro Guimarães, presidente da Caixa e Fabrício Mitre, CEO da Mitre Realty.

 

Os painelistas abordaram a importância de assegurar o controle fiscal, bem como garantir a competição entre bancos para reforçar o crescimento do crédito imobiliário. Lazari ainda apontou que “a manutenção da taxa de juros baixa é importante para que as pessoas consigam continuar pagando suas prestações”;

 

O segundo bloco do Abecip Summit Digital 2020 teve como tema ‘Segurança Jurídica no Crédito Imobiliário’ que é um ponto de grande importância para que a lei e os contratos imobiliários sejam cumpridos. Os temas discutidos foram desde a alienação fiduciária presente na lei 9.514 à inadimplência.

 

O painel contou com a participação do idealizador da alienação fiduciária Melhim Namem Chalhub, Rafaela Carvalho, Diretora jurídica da Cyrela, Octavio Augusto, Consultor jurídico da Poupex e Rodrigo Cavaca, Gerente jurídico do Itaú.

 

Na palestra de encerramento, o Secretário Nacional da Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, falou sobre o contexto habitacional no Brasil, o déficit que o país enfrenta e a demanda futura por novas residências. O secretário também trouxe para a sua palestra o programa Casa Verde e Amarela, sucessor do Minha Casa, Minha Vida.

O segundo dia do Abecip Summit Digital 2020 acontecerá no dia 12/11 ás 16h. Os temas abordados serão registro eletrônico, block, novas tecnologias e tendências. O debate contará com grandes nomes como Otávio Damaso, Diretor de Regulação do Banco Central, Basílio Jafet, Presidente do Secovi-SP e Lucas Freitas, General Manager da LoftCred. 

 

Repercussão na mídia:

Valor: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2020/11/05/brasil-precisa-manter-teto-de-gastos-para-evitar-descontrole-macro-diz-vescovi-do-santander.ghtml

O Globo: https://oglobo.globo.com/economia/caixa-tera-novo-modelo-de-financiamento-da-casa-propria-veja-como-sera-24731214?versao=amp

G1: https://g1.globo.com/google/amp/economia/noticia/2020/11/05/caixa-deve-encerrar-ano-com-mais-de-r-120-bilhoes-em-credito-imobiliario.ghtml

O Abecip Summit Digital 2020

 

Por Laís Marques e Renan Liskai

Nesta quinta-feira (12/11), aconteceu o segundo dia do Abecip Summit Digital 2020 realizado 100% online. Sob o comando da jornalista Rosana Jatobá, o evento promoveu debates sobre o atual momento do crédito imobiliário no Brasil, contando com a participação de grandes nomes das principais entidades do setor.

O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, destacou o cenário vivido pelo setor durante o período de pandemia e as preocupações da entidade em relação ao assunto. Em seguida, relatou a abertura da instituição para inovações do sistema financeiro. Entre os principais, Damaso apontou o Pix, Open Banking e a agenda regulatória.

Seguindo a linha de inovações, o painel ‘Novo mercado imobiliário e novas tecnologias’ trouxe a participação de Basílio Jafet, presidente do Secovi-SP, Danilo Caffaro, diretor de crédito imobiliário do banco Itaú, Paulo Duailibi, Plataforma de Negócios Imobiliários do Banco Santander, e Lucas Souza, General Manager da LoftCred.

Os painelistas expuseram suas ideias e pensamentos sobre como os clientes têm procurado imóveis, as formas como adquirem esse bem, como negociam o crédito imobiliário, bem como quais foram as principais mudanças realizadas durante a pandemia.

Para dar continuidade ao Summit, Marcos Vanderlei, diretor executivo da unidade de infraestrutura de financiamento da B3, falou sobre os desafios da pandemia, retomada econômica, oportunidade e inovação e mudanças de hábitos.

O segundo bloco de painelistas contou com a temática “Instrumentos de modernização para a evolução do crédito imobiliário”. Nele, participaram Bianca Castellar, vice-presidente do ONR, Marcos Caielli, diretor de negócios imobiliários do portal de documentos da B3, Felipe Pinheiro, chefe adjunto de Denor do Banco Central, e José Ramos Rocha Neto, diretor executivo do Banco Bradesco.

No painel, os convidados trataram de assuntos atuais como block, registro eletrônico, digitalização, assinatura eletrônica e pagamento eletrônico.

Como fechamento, o evento contou com a participação de Luca Bertalot, Secretário Geral da European Mortgage Federation, European Covered Bond Council (EMF-ECBC). Em sua fala, Luca destacou a onda verde no financiamento imobiliário internacional, traçando principalmente o cenário europeu no setor.

Repercussão na mídia:

Valor Econômico: https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/11/13/bc-destaca-forca-do-setor-imobiliario.ghtml

Extra: https://extra.globo.com/economia/projeto-para-registro-de-recebiveis-imobiliarios-sera-concluido-ate-inicio-de-2021-diz-diretor-do-bc-24742691.html

INSCRIÇÕES
1. Tipo de Inscrição


2. Dados do Participante


3. Dados para emissão do boleto


 

 

A retomada da construção civil e do crédito imobiliário é evidente, contrastando com o ritmo da maioria das atividades econômicas neste segundo semestre de 2020. É nesse ambiente promissor para a atividade imobiliária que acontece o Abecip Summit Digital 2020, sob o tema O Surpreendente Momento do Crédito Imobiliário no Brasil, abordando não apenas assuntos relacionados à capacidade de superação dos efeitos do covid-19 sobre a atividade econômica, mas também os motores da retomada.

 

Está em curso uma revolução na economia brasileira, seja nas negociações de crédito, digitalização crescente, registros eletrônicos ou nos meios de pagamento. Despontam novas atividades e novos atores, que encaram com otimismo os desafios do mundo virtual, a tecnologia da informação e os aspectos transformadores da demanda de investidores e consumidores finais.

 

O Abecip Summit Digital 2020 é realizado virtualmente, dias 5 e 12 de novembro, das 16h às 18h. Neste ano, destacamos as presenças já confirmadas dos presidentes do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, e do Secovi-SP, Basílio Chedid Jafet, do secretário-geral e executivo-chefe do European Covered Bond Council (ECBC), Luca Bertalot, além da economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi.

A Abecip, como entidade representativa das instituições do crédito imobiliário com longa tradição no setor financeiro, age em articulação com as demais entidades do setor imobiliário, ampliando o debate sobre o setor e propondo medidas inovadoras que permitiram, no curso de mais de cinco décadas de existência, o desenvolvimento do moderno sistema de financiamento imobiliário que distingue o Brasil no âmbito global.

Programação:

1° Dia

16:00 – Abertura

Rosana Jatobá, Mestre de Cerimônia

Cristiane Portella, Presidente da ABECIP

 

16:05 - Os rumos da economia brasileira, reformas e o desempenho do crédito imobiliário

Ana Paula Vescovi, Economista-Chefe do Banco Santander

16:35 – 1° Painel: Crédito Imobiliário segue em trajetória ascendente

Octavio de Lazari, Presidente do Banco Bradesco

Pedro Guimarães, Presidente da Caixa Econômica Federal

Fabrício Mitre, CEO da Mitre Realty Empreendimentos e Participações S.A

Cristiane Portella, Presidente da ABECIP

 

17:15 – 2° Painel: Segurança Jurídica no Crédito Imobiliário

Melhim Namem Chalhub – Jurista e Idealizador da Alienação Fiduciária de Imóveis no Brasil

Rafaella Carvalho - Diretora Jurídica da Cyrela

Octavio Augusto Carneiro Pereira - Consultor Jurídico da Poupex

Rodrigo Cavaca - Gerente Jurídico do Itaú Unibanco

 

17:55 – Palestra de encerramento

Alfredo Eduardo dos Santos – Secretário Nacional da Habitação (Ministério do Desenvolvimento Regional)

 

18:15 – Encerramento

 

Cristiane Portella, presidente da Abecip

 

 

Programação: 

 

2° Dia

 

16:00 – Abertura

 

•        Mestre de cerimônias: Cristiane Portella, presidente da Abecip

 

16:05 - Inovações promovidas pelo Bacen: Pix, Open Banking e agenda regulatória

 

•        Otavio Damaso - Diretor de Regulação do Banco Central

 

16:30 – 1° Painel: Novo mercado imobiliário e as novas tecnologias

 

•        Basílio Chedid Jafet, Presidente do Secovi-SP

 

•        Danilo Aleixo Caffaro, Diretor Crédito Imobiliário do Banco Itaú

 

•        Paulo Duailibi, Plataforma de Negócios Imobiliários do Banco Santander

 

•        Lucas Freitas de Souza, General Manager da LoftCred

 

17:10 - Marcos Vanderlei Belini Ferreira, Diretor Executivo da Unidade de Infraestrutura de Financiamento da B3

 

17:20 – 2° Painel: Instrumentos de modernização para a evolução do crédito imobiliário

 

•        Bianca Castellar de Faria, Vice-Presidente do ONR, Titular do 1º Registro de Imóveis de Joinville/SC

 

•        Marcos Caielli, Diretor de Negócios Imobiliários do Portal de Documentos da B3

 

•        Felipe de Olívio Derzi Pinheiro, Chefe Adjunto do Denor do Banco Central do Brasil

 

•        José Ramos Rocha Neto, Diretor Executivo Gerente do Banco Bradesco

 

18:00 – Palestra de encerramento: A Onda Verde no Financiamento Imobiliário Internacional

 

•        Luca Bertalot, Secretário Geral, European Mortgage Federation, European Covered Bond Council (EMF-ECBC)

 

18:20 – Encerramento

 

•        Cristiane Portella, presidente da Abecip

Por Laís Marques e Renan Liskai

 

Nesta quinta (05/11), foi realizado o primeiro dia do Abecip Summit Digital 2020 que reuniu grandes nomes do mercado financeiro e imobiliário e da segurança jurídica. O evento, realizado anualmente pela Abecip, gera grandes debates sobre o setor imobiliário e este ano, por conta da pandemia da Covid-19, ocorreu de forma 100% digital.

 

A economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi, abriu o evento abordando com otimismo a expansão do crédito imobiliário. Ela destacou pontos como a aceleração dos processos digitais, a sustentabilidade, as grandes tendências econômicas mundiais e a desglobalização que, segundo ela, afeta não só as contas públicas por conta dos regimes previdenciários, mas também traz uma convivência com taxas de juros neutras ou estruturais mais baixas.

 

A economista também traçou um panorama sobre a curva da taxa de juros e a importância de investir na confiança do cliente.

 

O primeiro painel ‘Crédito Imobiliário segue em trajetória ascendente’ teve a participação de Cristiane Portella, presidente da Abecip, Octavio de Lazari, presidente do Bradesco e ex-presidente da Abecip, Pedro Guimarães, presidente da Caixa e Fabrício Mitre, CEO da Mitre Realty.

 

Os painelistas abordaram a importância de assegurar o controle fiscal, bem como garantir a competição entre bancos para reforçar o crescimento do crédito imobiliário. Lazari ainda apontou que “a manutenção da taxa de juros baixa é importante para que as pessoas consigam continuar pagando suas prestações”;

 

O segundo bloco do Abecip Summit Digital 2020 teve como tema ‘Segurança Jurídica no Crédito Imobiliário’ que é um ponto de grande importância para que a lei e os contratos imobiliários sejam cumpridos. Os temas discutidos foram desde a alienação fiduciária presente na lei 9.514 à inadimplência.

 

O painel contou com a participação do idealizador da alienação fiduciária Melhim Namem Chalhub, Rafaela Carvalho, Diretora jurídica da Cyrela, Octavio Augusto, Consultor jurídico da Poupex e Rodrigo Cavaca, Gerente jurídico do Itaú.

 

Na palestra de encerramento, o Secretário Nacional da Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, falou sobre o contexto habitacional no Brasil, o déficit que o país enfrenta e a demanda futura por novas residências. O secretário também trouxe para a sua palestra o programa Casa Verde e Amarela, sucessor do Minha Casa, Minha Vida.

O segundo dia do Abecip Summit Digital 2020 acontecerá no dia 12/11 ás 16h. Os temas abordados serão registro eletrônico, block, novas tecnologias e tendências. O debate contará com grandes nomes como Otávio Damaso, Diretor de Regulação do Banco Central, Basílio Jafet, Presidente do Secovi-SP e Lucas Freitas, General Manager da LoftCred. 

 

Repercussão na mídia:

Valor: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2020/11/05/brasil-precisa-manter-teto-de-gastos-para-evitar-descontrole-macro-diz-vescovi-do-santander.ghtml

O Globo: https://oglobo.globo.com/economia/caixa-tera-novo-modelo-de-financiamento-da-casa-propria-veja-como-sera-24731214?versao=amp

G1: https://g1.globo.com/google/amp/economia/noticia/2020/11/05/caixa-deve-encerrar-ano-com-mais-de-r-120-bilhoes-em-credito-imobiliario.ghtml

 

Por Laís Marques e Renan Liskai

Nesta quinta-feira (12/11), aconteceu o segundo dia do Abecip Summit Digital 2020 realizado 100% online. Sob o comando da jornalista Rosana Jatobá, o evento promoveu debates sobre o atual momento do crédito imobiliário no Brasil, contando com a participação de grandes nomes das principais entidades do setor.

O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, destacou o cenário vivido pelo setor durante o período de pandemia e as preocupações da entidade em relação ao assunto. Em seguida, relatou a abertura da instituição para inovações do sistema financeiro. Entre os principais, Damaso apontou o Pix, Open Banking e a agenda regulatória.

Seguindo a linha de inovações, o painel ‘Novo mercado imobiliário e novas tecnologias’ trouxe a participação de Basílio Jafet, presidente do Secovi-SP, Danilo Caffaro, diretor de crédito imobiliário do banco Itaú, Paulo Duailibi, Plataforma de Negócios Imobiliários do Banco Santander, e Lucas Souza, General Manager da LoftCred.

Os painelistas expuseram suas ideias e pensamentos sobre como os clientes têm procurado imóveis, as formas como adquirem esse bem, como negociam o crédito imobiliário, bem como quais foram as principais mudanças realizadas durante a pandemia.

Para dar continuidade ao Summit, Marcos Vanderlei, diretor executivo da unidade de infraestrutura de financiamento da B3, falou sobre os desafios da pandemia, retomada econômica, oportunidade e inovação e mudanças de hábitos.

O segundo bloco de painelistas contou com a temática “Instrumentos de modernização para a evolução do crédito imobiliário”. Nele, participaram Bianca Castellar, vice-presidente do ONR, Marcos Caielli, diretor de negócios imobiliários do portal de documentos da B3, Felipe Pinheiro, chefe adjunto de Denor do Banco Central, e José Ramos Rocha Neto, diretor executivo do Banco Bradesco.

No painel, os convidados trataram de assuntos atuais como block, registro eletrônico, digitalização, assinatura eletrônica e pagamento eletrônico.

Como fechamento, o evento contou com a participação de Luca Bertalot, Secretário Geral da European Mortgage Federation, European Covered Bond Council (EMF-ECBC). Em sua fala, Luca destacou a onda verde no financiamento imobiliário internacional, traçando principalmente o cenário europeu no setor.

Repercussão na mídia:

Valor Econômico: https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/11/13/bc-destaca-forca-do-setor-imobiliario.ghtml

Extra: https://extra.globo.com/economia/projeto-para-registro-de-recebiveis-imobiliarios-sera-concluido-ate-inicio-de-2021-diz-diretor-do-bc-24742691.html